quarta-feira, 6 de julho de 2011

Divergência sobre sede do aterro do Cariri

Depois de várias discussões a cerca das possíveis áreas para a instalação do Aterro Consorciado do Cariri e de análises dos impactos ambientais que poderão ser causados pela obra, ainda não há consenso entre o Governo do Estado e Municípios sobre a localização. O prazo de entrega do mesmo já está atrasado. O BID destinou os recursos na ordem de R$ 14 milhões já disponíveis ao Estado.

Em visita ao Cariri, os técnicos do BID exigiram que o Governo do Estado peça ao Conama a indicação da distância correta para que o aterro não comprometa a operação do Aeroporto Regional do Cariri. A solicitação já foi feita, falta apenas o resultado. A Anac, por sua vez, determina pelo menos 20 km de distância.

Foi definido que o aterro será construído por módulos, que devem suprir as necessidades por 10 anos. Segundo Camilo Santana, um estudo apontou Crato como a melhor opção técnica para a instalação. "Eu oficializei para o prefeito se posicionar em relação a isso. Mas existe uma resistência. Para nós, essa pendência é angustiante. Gostaríamos de ter iniciado o processo de elaboração do projeto, para que a gente possa, o mais rápido possível, construir o aterro. Como consequência desse atraso, existe aí um sofrimento do meio ambiente, dos prefeitos e dos municípios que enfrentam problemas com o lixo", disse Camilo.

O prefeito do Crato esclarece que a instalação do aterro no municipio não é adequada. "Não concordamos com a instalação do aterro no Crato. O terreno localizado é muito próximo a vilas e distritos. Entendemos que o terreno adequado é o de Caririaçu, inclusive, o prefeito de lá já deu sinal verde", justifica.

Trechos de matéria do Jornal do Cariri, número 2489

Foto ilustrativa de aterro sanitário

2 comentários:

  1. O tempo passa e com ele os prazos acertados com o BID. Os lixões também continuam. Acho urgente a implantação do aterro mas desconheço os efeitos do modelo sugerido pelo estado ao meio ambiente. Apesar de haver questões políticas, os argumentos do prefeito de Crato podem ser procedentes. A implantação aqui em Juazeiro claramente chocará com o aeroporto. Deixo o espaço aberto para comentários e sugestões de solução para o impasse.

    ResponderExcluir
  2. Porque diabos Camilo Santana insiste em empurrar esse aterro para o Crato? Não é apenas o Crato que possui território amplo. Nada se falou sobre o terreno em Caririaçu, por parte do estado. Particularmente não sei se o oferecido por Caririaçu está dentro do raio de segurança do aeroporto. Mas a insistência do secretário das cidades é contraproducente.

    Admiral
    Crato-CE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês