quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Módulos Operacionais do Aeroporto do Cariri

A ampliação do aeroporto do Cariri é sempre o assunto do momento, e agora que a Infraero está construindo os módulos operacionais como uma solução provisória, Cidade Juá esclarece algumas questões técnicas e estruturais desses equipamentos:

Os módulos operacionais são uma solução provisória para os gargalos dos aeroportos brasileiros.  Tal solução foi eleita com a finalidade de trazer maior conforto aos passageiros, durante as obras de reformas dos aeroportos, já que essas não inviabilizarão a operação dos terminais. Os MOPS possibilitarão a transferência de serviços, oferecendo banheiros, salas de embarque e salas de check-in.

Exemplo da estrutura dos módulos, provavelmente será a base para o aeroporto do Cariri

 

Características técnicas dos MOPS

São construções temporárias, com durabilidade entre 10 e 15 anos. Construídos em aço, os módulos terão piso elevado e devem proporcionar a flexibilidade de uso das áreas. Por serem construídos a partir de materiais e técnicas, terão o custo da instalação racionalizado e a manutenção facilitada. Os MOPS devem viabilizar eficiência de conforto térmico e acústico, priorizando economia energética para os sistemas de iluminação e apresentando níveis de ruído interno não superior a 65 dB. Para a construção, deve-se utilizar elementos de vedação e cobertura termoisolantes, e optar por esquadrias e elementos resistentes a vibrações. Os módulos devem também ser integrados aos sistemas existentes, promovendo conforto, bem estar, segurança e acessibilidade aos passageiros.

 MOP do aeroporto de Florianópolis


As vantagens em se optar pelos módulos operacionais resumem-se em duas palavras: tempo e custo, sendo o primeiro o fator predominante da escolha. A economia de tempo proporcionada pelos MOPS se dá devido ao uso de estruturas metálicas em sua concepção. “O aço terá papel fundamental na construção dos módulos. Nossos projetistas tem a instrução de utilizar o máximo possível de elementos pré-fabricados devido à rapidez”, comentou o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Henrique Caldas Parreira, em um congresso sobre a infraestrutura de transportes para a Copa 2014, realizado no mês de agosto, em São Paulo. O cronograma executivo para o Módulo Operacional prevê a conclusão dos serviços em aproximadamente 150 dias.

Quanto ao custo, calcula-se que o preço médio do metro quadrado do módulo operacional seja 2.500 reais, enquanto o valor para a construção da infraestrutura definitiva gire em torno de 8 mil reais por metro quadrado.“Essa é uma solução de engenharia de baixo custo, adotada em vários aeroportos do mundo, que irá dar fôlego para fazermos as reformulações e modificações necessárias”, ressaltou o diretor da Infraero, na mesma ocasião.
 Fonte: www.metalica.com.br

Nota: De acordo com o texto, os MOPs são soluções enquanto se realiza a ampliação do aeroporto. No nosso caso, não existe projeto de ampliação do aeroporto caririense. Espero que os políticos não façam desta instalação dos MOPs uma vitória definitiva, pois não será.

4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas e 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso


DESTINO: Juazeiro do Norte/CE
DATA: 01 a 03 de setembro de 2011
LOCAL: Fundação Memorial Padre Cícero
Praça do Cinqüentenário, S/N – Bairro Socorro

DIA 01/09/2011
4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas

09h às 10h – Abertura do evento
Sáskia Freire Lima de Castro – Ministério do Turismo
Manoel Santana Neto – Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte/CE
José Carlos dos Santos – Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte/CE

10h às 12h – Palestra de Abertura: Políticas Públicas de Acesso à Cultura: avanços e desafios de programas de fomento e incentivo 
Kléber da Silva Rocha – Diretor de Incentivo à Cultura/MinC

12h às 14h – Almoço – Adesão

14h às 15h – Apresentação: Mobilidade e Acessibilidade em Sítios Históricos: o Plano de Paranaguá/PR
Dayanny Pires - Prefeitura Municipal de Paranaguá/PR

15h às 16h30 – Apresentação: O papel do Geopark Araripe no desenvolvimento turístico regional
Otonite Cortez - Reitora da Universidade Regional do Cariri(URCA)Flávia Lima - Secretária Executiva do Geopark Araripe

16h30 às 17h – Intervalo (Coffe Break)

17h às 18h30 – Plenária das Cidades Históricas (apresentação das discussões, encaminhamentos)
-Histórico dos encontros e encaminhamentos registrados em todas as edições dos encontros das Cidades Históricas e Turísticas.
-Encaminhamentos gerais do 4º encontro: espaço para os participantes darem sugestões de temas para os próximos eventos e encaminhamentos dos assuntos pautados durante o encontro.

DIA 02/09/2011 – 4ª reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso

09h às 09h30 – Abertura da reunião
Sáskia Freire Lima de Castro – Ministério do Turismo
Manoel Santana Neto – Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte/CE
José Carlos dos Santos – Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte/CE.

09h30 às 12h – Painel Experiências do Brasil: Turismo Religioso: Casos Nacionais
- As romarias de Juazeiro do Norte/CE
Irmã Annette Dumoulin - Coordenadora diocesana da Pastoral de romaria em Juazeiro do Norte
- Cametá/PA: o trabalho da Igreja relacionado ao Turismo Religioso
Josemeire Nogueira Pinto e Sílvia Letícia Carvalho Alves – Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Cametá/PA
- Uberaba/MG: Turismo Religioso Espírita
Manoel Pedro Leal – Presidente da Associação do Circuito Turístico dos Lagos – Uberaba/MG
- O desenvolvimento do Turismo Étnico Afro em Salvador/BA
Maria Eloisa de Castro Caldeira – Assessora Técnica da Superintendência de Serviços Turísticos/Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
Moderação: José Carlos dos Santos – Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte/CE.

12h às 14h – Almoço – Adesão

14h às 15h30 – Mesa de debates: Tendências de Mercado no Turismo Religioso
Paulo César Sauner da Silva, – Diretor da MARK TUR Viagens e Turismo e Kiara Castro – Gerente Comercial - PROMOCAT15h30 às 17h30 – Plenária GT Turismo Religioso (informes e encaminhamentos)
- Padre Carlos ChiquimCoordenador Nacional da Pastoral do Turismo e Turismo Religioso da CNBB
Resumo: Apresentação da Associação de Turismo Religioso em formação e encaminhamentos para o próximo ano.
-Encaminhamentos gerais da 4ª reunião: espaço para os participantes darem sugestões de temas e encaminhamentos dos assuntos pautados durante a reunião.

17h30 às 18h – Encerramento do evento

DIA 03 de setembro de 2011
09h às 18h – Visita técnica (opcional)

DIA 04 de setembro de 2011
09h às 12h – Visita técnica (opcional)

Casarão do Museu Vivo é o prédio mais antigo do município



No último dia 22 de julho o município de Juazeiro do Norte completou 100 anos de emancipação política, mas são poucos os prédios na cidade que guardam a sua origem. A Capela do Socorro foi erguida por uma romeira em pagamento de graça alcançada com Padre Cícero no ano de 1909, mas existe um prédio de construção um pouco anterior. Em 1907, no alto da Colina do Horto, o velho Casarão do Padim ganhou forma para se tornar o local preferido dos retiros espirituais do sacerdote.

Ele já contava com 63 anos de idade e a saúde ainda era das melhores quando subia a Serra do Catolé para se recolher entre os arvoredos, fazer suas orações, descansar e contemplar a vila do Joaseiro e o verde vale do Cariri. Padre Cícero só morreria 27 anos após a construção do casarão e o fim da sobras se deram quatro anos de Juazeiro se tornar município. Somente 62 anos depois o então prefeito Mauro Sampaio construiu o monumento em homenagem ao sacerdote em frente ao Casarão

Trinta anos depois, ele retornou à Prefeitura para reformar o Casarão e transformá-lo no Museu Vivo de Padre Cícero inaugurado no dia 1º de novembro de 1999 em grande festa. A arquitetura original do prédio construído antes do povoado se tornar independente do Crato foi mantida e o mesmo se constitui em um importante patrimônio histórico juazeirense. Hoje, o Museu faz parte do complexo do Horto um dos lugares mais visitados em Juazeiro do Norte.

Fonte: Miséria.

Icasa 2x2 Sport



O grupo que define os quatro classificados para a primeira divisão em 2012 segue longe do Sport. No entanto, o clube pernambucano pôde comemorar um empate por 2 a 2 contra Icasa nesta terça-feira. No Romeirão, a equipe comandada por Paulo César Gusmão contou com a inspiração de Marcelinho Paraíba para evitar o revés aos 43min do segundo tempo.
Apesar de ter conquistado um ponto na rodada, os rivais diretos do Sport na briga pelo acesso tiveram desempenho melhor. Com isso, o G-4 fica mais distante do clube pernambucano. Americana e Vitória, por exemplo, conseguiram boas vitórias fora de casa e subiram na tabela. O Sport, por sua vez, chega aos 30 pontos.
O Icasa, que contou com gol contra de Gabriel logo no início do jogo, sai de campo decepcionado, apesar de manter longa série de jogos sem perder. Com 26 pontos, a equipe poderia deixar a zona da degola mais distante e começar a vislumbrar chance de atrapalhar os principais candidatos.
Marcelinho Paraíba foi o homem do jogo. Após o gol contra do Sport, ele marcou o gol de empate aos 22min do primeiro tempo. Entretanto, Preto colocou o Icasa na frente mais uma vez logo em seguida. O segundo tempo foi de muito equilíbrio, até o ex-jogador do São Paulo garantir a igualdade aos 43min.
Com o resultado, os cearenses mantêm série de invencibilidade. A última derrota do Icasa aconteceu no dia 26 de julho, para o Criciúma por 1 a 0. No entanto, o time ainda convive com a ameaça do rebaixamento.

Fonte: UOL.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gasoduto para o Cariri? Resposta: Não!

 
O Cariri é a primeira região do Interior do Estado a receber estudos para a descoberta da necessidade de gás natural. O levantamento, contratado pela Companhia de Gás (Cegás), é desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem prazo de nove meses para ficar pronto. O economista e administrador Antônio Cambraia, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), mira o Cariri como uma das regiões que mais se desenvolve no Estado.

A missão de interiorizar a utilização de gás natural foi exposta pelo próprio governador Cid Gomes (PSB) e o convênio assinado com a UFC auxiliará na definição de prioridades para a elaboração do plano de investimento do planejamento estratégico. “Achamos, por bem, contratar para ter a real quantificação, o potencial que realmente tem a região em termos de utilização de gás, pelo parque industrial que tem”, afirmou Cambraia.

O presidente da companhia também alertou para a nova forma de transporte do gás natural, mais econômica para regiões afastadas. Ao invés da utilização de gasodutos na condição atual, o gás passaria para outro estado: gás natural liquefeito (GNL). Seria mais viável, avalia o ex-prefeito de Fortaleza. “O metro cúbico de gás natural se transforma em 600 metros do gás na forma que é utilizado pelo usuário. Isso facilita o transporte nas grandes distâncias.

Nesta distância de 600 quilômetros como é de Fortaleza para Cariri, um gasoduto seria antieconômico”, disse. Porém, para o projeto vingar, é necessária a implantação de uma estação de regaseificação, para transformar no estado em que é utilizado pelo usuário.

Ceará Agora/Juanews
 
Nota: Se o gasoduto para grandes distâncias é anti-econômico, por que então construíram o gasoduto Brasil-Bolívia? Vai transportar pelas estradas? A construção da ferrovia transnordestina, por sua vez, vai a passos de tartaruga.

Notícias do Aeroporto do Cariri

O Aeroporto Regional do Cariri Cearense finalmente começa a caminhar com as próprias pernas, e inicia logo neste mês de Setembro a instalação de um Módulo Operacional para embarque de passageiros. Está previsto um investimento na ordem de R$ 2,8 milhões. Em todo Nordeste, apenas dois aeroportos receberão este módulo, o Aeroporto Internacional de Teresina, (PI) e Juazeiro do Norte.

O Módulo de Juazeiro possuirá área de 1.050m², também contando com áreas de embarque e desembarque de passageiros. Os Módulos aumentarão a capacidade operacional de ambos os aeroportos em 500 mil passageiros por ano, melhorando também  a qualidade da infraestrutura oferecida pela Infraero no Cariri.

O Módulo Operacional é uma solução de engenharia utilizada em aeroportos em vários países e também em grandes eventos ou para atender demandas específicas. São estruturas modulares com toda infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque, tais como ar condicionado, sanitários, sistema informativo de voos etc.
Fonte: Veja Juazeiro

A instalação dos Módulos Operacionais no Aeroporto Regional do Cariri deve começar em setembro. Eles já vêm montados e a inauguração poderá acontecer em dezembro. Outra boa notícia para o próximo mês é o início das operações da Passaredo Linhas Aéreas elevando de 18 para 24 horas o funcionamento do nosso campo de pousos e decolagens. Com mais opções de vôos, tarifas mais baratas. A Passaredo inaugurará na linha Juazeiro/Fortaleza com passagem ao custo de R$ 119,00

A empresa começará a operar a partir do dia 22 de setembro e as outras companhias que fazem o mesmo trajeto adotarão as mesmas tarifas. No caso da Passaredo serão três vôos diários às seis, 17 e 23 horas ligando o Cariri ao Litoral cearense e a direção espera grande fluxo de passageiros por ser um trecho de alta demanda. Ela está aumentando sua atuação no Nordeste com ligação diária das duas cidades entre si e, também, a mais cincos localidades já atendidas pela empresa.

A operação será feita por jatos Embraer ERJ 145 com capacidade para 50 passageiros. “Durante o extenso estudo que sempre fazemos em diversas cidades, percebemos que Fortaleza e Juazeiro do Norte são dois municípios que têm uma forte demanda. Por isso, acreditamos que as novas operações serão um sucesso”, afirma Ricardo Merenda, diretor de planejamento da empresa aérea em contato com a reportagem do Site Miséria.

Os vôos partindo de Juazeiro do Norte com destino a Fortaleza decolarão às 23h20min, chegando a capital por volta de meia-noite. Para Salvador, os vôos partem as 7h e de lá seguirão para Vitória da Conquista, São Paulo e demais conexões. A operação da nova empresa aérea vai contribuir sobremaneira com o aumento da movimentação de embarques e desembarques de passageiros no aeroporto juazeirense.
Fonte: Miséria.

domingo, 28 de agosto de 2011

Palestra Leonardo Boff em Juazeiro: impressões e vídeo

Ontem, dia 26 de agosto, a comunidade intelectual de Juazeiro do Norte, assistiu, extasiada, a palestra conferida pelo frei, teólogo, ex-padre, professor, doutor honoris causa, o “cidadão do mundo” – Leonardo Boff. 

Diante de um público sedento de saber, o autor dos mais de 60 livros e falante de inúmeros idiomas seduziu a todos os presentes, maioria cidadãos juazeirenses e, portanto, admiradores do Padre Cícero dizendo que era um prazer estar na terra do Padre Cícero “o grande santo brasileiro, o grande padre, que sabe manter a espiritualidade na alma das pessoas”. 

Sempre firme em suas posições  Leonardo Boff declarou ainda ser Padre Cícero “protótipo daquilo que deve ser o padre no Brasil: alimentador da fé do povo”. Declarou ainda, em suas palavras primeiras, que “Padre Cícero estava invisível, ausente, mas presente. Ressuscitou na alma do povo da região do Cariri, na sua amada cidade Juazeiro”.

A certeza que se tem é a de que as pessoas que puderam prestigiar a fantástica passagem de Leonardo Boff pela nossa cidade sentem-se, hoje, muito melhores, pelas ideias compartilhadas, pelo conhecimento semeado, pelo saber transmitido, pelo  ensinamento deixado por esse homem de tamanha riqueza de escritos e de vida.


Texto e vídeo: Professora Mônica Leite da Nóbrega, professora do curso de Letras da URCA Missão Velha.

sábado, 27 de agosto de 2011

TV Cidade Juá HD: Ampliação Cariri Shopping parte 02

Atendendo a pedidos, novo vídeo mostrando mais detalhes da expansão do Cariri Shopping.


Portuguesa 3x3 Icasa


A Portuguesa entrou em campo, na tarde deste sábado, no Canindé, precisando de uma vitória sobre o Icasa para conquistar a melhor campanha do primeiro turno de todas as edições da Série B. Porém, o time paulista foi surpreendido, só empatou por 3 a 3, no final da partida, depois de estar perdendo por 3 a 1, mas o resultado foi suficiente para conquistar o título simbólico do primeiro turno da competição.
Com o empate da Portuguesa, o Corinthians segue como dono desta melhor campanha, com 39 pontos conquistados nas 19 rodadas iniciais do torneio de 2008. A Portuguesa dependia apenas das suas forças para ultrapassar esta marca, mas chegou aos 38 pontos nesta temporada.
Apesar de chegar ao terceiro jogo seguido sem vencer, com uma derrota, Villa Nova-GO e dois empates, Duque de Caxias, a Portuguesa foi beneficiada com o empate da Ponte Preta, segunda colocada e quem poderia chegar à primeira colocação, com o Náutico, por 3 a 3. Dessa forma, a Lusa se manteve na liderança.
Por sua vez, o Icasa segue fazendo boa campanha na Série B. O time, com a vitória, chegou à marca de seis rodadas seguidas sem derrotas, onde conquistou três vitórias, Goiás, Salgueiro e Bragantino, sendo duas seguidas e três empates, ABC e Guarani, ficando com 25 pontos.
Embalada pela torcida e pela importância da partida, a Portuguesa iniciou a partida querendo decidir o resultado. Em apenas dez minutos o time da casa já havia criado duas boas chances de abrir o placar. A principal delas aos oito minutos, quando Edno tocou para Marcelo Cordeiro, que chutou cruzado, a bola explodiu na trave e quase entrou.
A pressão do time paulista continuou a todo vapor e aos 14 minutos, Henrique abriu o placar, em jogada individual de Edno. Porém, os torcedores não tiveram nem tempo de comemorar, já que no minuto seguinte, Marino, aproveitando falha do goleiro Weverton, empatou o confronto.
Depois do empate, o jogo se manteve bastante equilibrado. Os dois times tiveram perto de marcar o segundo, mas desperdiçaram na hora da finalização. O Icasa levava perigo nos contra-ataques, mas foi em um chute de longa distancia Marino marcou seu segundo gol na partida e apontou a virada dos visitantes.
O time da casa sentiu a virada e passou a ser pressionado pelo Icasa. Em novo ataque, Preto tentou fazer jogada individual, mas foi derrubado pelo zagueiro dentro da área. O juiz assinalou pênalti, convertido pelo próprio atacante, ampliando a vantagem do marcador.
A Portuguesa voltou para o segundo tempo pressionando o Icasa, em busca do gol de empate. Jorginho promoveu a entrada de um atacante, Lucas Gaúcho, em lugar de um volante, deixando a equipe mais ofensiva, com três atacantes e dois armador de ofício.
Porém, apesar da forte pressão, a Portuguesa encontrou dificuldades para furar o bloqueio do Icasa. Em tarde apagada de Edno, principal destaque do time na campanha da segunda divisão, a equipe paulista pressionava, mas não levava perigo ao goleiro Marcelo Pital. Mas aos 27 minutos, Ananias, de cabeça descontou a vantagem.

Fonte: UOL.
Nota: O jogo terminou 3x3. Apesar do empate da Portuguesa no último minuto, foi um resultado muito bom para o Icasa, que jogou sem Júnior Xuxa. Já consideravam uma derrota certa.

Canteiros centrais serão reformados

Prefeito com governador em Missão Velha

Por ocasião da realização de mais uma etapa do Programa - “Governo do Ceará em Minha Cidade”, desta vez em Missão Velha, houve a  assinatura de ementa para a devida reforma dos canteiros centrais das avenidas Castelo Branco e Ailton Gomes.

O valor da ementa é de R$ 696,5 mil e, é oriunda da Secretaria das Cidades que tem como titular o deputado estadual Camilo Santana. A ementa foi assinada pelo Governador Cid Gomes, prefeito Dr. Santana e o secretário Adjunto das Cidades, Eugênio Rabelo.

Dr. Santana informou que o trecho da Castelo Branco a ser recuperado é o que vai a partir da confluência com a Avenida Ailton Gomes, com destino ao Bairro Betolândia. Já, na Ailton Gomes , o trecho central a ser urbanizado é o que vai da confluência com a Rua Pio X/Av. Carlos Cruz até a Rua Maria Letícia. O secretário de Infraestrutura, Rafael Apolinário, informa que, agora , o projeto entrará em fase de licitação e que o piso será do tipo intertravado, “o mesmo utilizado no Hospital Regional do Cariri”.
 
Fonte: Site da prefeitura municipal de Juazeiro do Norte.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TV Cidade Juá HD: Lagoa Seca parte 02

Um terceiro vídeo (além do "Edifícios Lagoa Seca" e "Hotel Iu-á") com muito mais detalhes do bairro Lagoa Seca, que junto com o Triângulo, vive grande expansão imobiliária. Vejam os canteiros de obras do residencial Maria Gorete e Mansão Cariri!


Central Park


Será logo mais, às 20h, no Hotel Verde Vale, o coquetel de lançamento do Central Park, complexo arquitetônico com duas torres, sendo uma residencial em frente ao Cariri Shopping e outra comercial, em frente ao hospital Regional Monsenhor Murilo.
Na Residencial são 66 apartamentos, sendo 64 apartamentos com 03 dormitórios e 02 apartamentos coberturas; Deck, piscina, campo society, área de convivência, sala de jogos, brinquedoteca, salão de festas com copa de apoio, recepção, sala de vídeo (home teather), fitness academia) espaço zen. Além de opções de plantas baixas. Na Comercial são 234 salas, 08 lojas térreas e salão de convenções para realização de eventos, seminários e outros, com vista panorâmica. 
Este empreendimento imobiliário é resultado de uma parceria fechada entre a construtora juazeirense CRC e o empresário Manoel Salviano Sobrinho. É o Juazeiro moderno que não para de crescer!

Fonte: Blog do Juaonline

Simulação muito bonita apresentada no site Juanorte

Cine 6D no Cariri Shopping!


Uma novidade aos cinéfilos do Cariri, para os que procuram uma diversão que vai além da tela de cinema. Chegou o cinema 6D, que estará até o mês de outubro em cartaz no Cariri Shopping, administrado pela Tenco Realty. O brinquedo com efeitos especiais traz imagens tridimensionais, com poltronas com movimento, efeito especial de água, vento e aroma para o público vivenciar a emoção do que está sendo visto e vivenciado na tela de cinema.

Desde o último final de semana, que o Cinema 6D está atraindo centenas de pessoas na Praça de Eventos do shopping, principalmente, às crianças e adolescentes, que se divertem com a novidade. Segundo o articulador e um dos responsáveis pela vinda do Cine 6D ao Cariri, Gerson Andrade, várias capitais do Brasil já experimentaram a novidade que pela primeira vem à Região. “Sempre temos a oportunidade de contar com um grande público”, reforça.

Estarão em cartaz para o público seis filmes, cada um deles com a duração de 5 minutos. Entre os filmes estão: Mina de Ouro, A Ilha dos Dinossauros, Fábrica de Chocolates, Trem Fantasma, Guerra nas Estrelas e Mundo Submarino.

Para Gerson, a expectativa é muito boa em relação ao período que estará na região. “Esperamos agradar em cheio, até por o Cine 6D ser uma novidade”, completa.
Fonte: site Miséria

Impressões pessoais: assisti hoje (28/08/11) ao filme "A Ilha dos Dinossauros". De modo geral, vale a pena, foi muito legal, os óculos 3D permitem maior profundidade e sempre há um efeito auxiliar, como as poltronas se movendo, ventos, efeitos d"água, etc. Serve de aperitivo à futura sala 3D do Cariri Shopping. Pontos negativos: curta duração (só 05 min), preço relativamente alto (10 reais para apenas 01 filme), qualidade um pouco inferior para quem já vivenciou filmes em 3D na Disney.

Igreja define ações para romaria


Ruas desocupadas pelos feirantes e com possibilidade de maior tráfego. Pela primeira vez, depois que o Mercado dos Romeiros foi inaugurado em abril deste ano, será realizada a primeira das grandes temporadas de romarias que acontece a partir deste segundo semestre. Começa no domingo, 28, a Festa da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Dores, e segunda maior romaria do ano, depois da de Finados, com 17 dias de programação religiosa. A festa atrai a cada ano mais de 350 mil romeiros.

O plano de ação para a festa foi apresentado ontem, durante reunião no Círculo Operário São José, com a presença de diversos segmentos que envolvem as secretarias municipais, órgãos de segurança, entidades classistas e a Igreja. Foram apresentados os novos planejamentos para setores de segurança, que terá reforço policial, principalmente da Polícia Militar, que terá um ônibus na Praça do Romeiros. Os serviços de saúde, principalmente com atendimentos de pronto socorro, serão intensificados. No Horto, ficará de forma permanente uma ambulância de apoio. No dia 31, terá curso de pronto socorro para todas as pessoas envolvidas diretamente com as romarias.

Mas os próprios vendedores do Mercado dos Romeiros estão na expectativa, já que ainda não pagaram a primeira parcela do aluguel dos boxes. Eles dizem que, até o momento, tem sido muito ruim comercializar no espaço, e aguardam até o início da romaria para mudar essa realidade. A maioria está fazendo as adequações finais, para a festa da padroeira. São 1.042 boxes existentes no espaço, divididos em dois pavilhões, um deles homenageia Monsenhor Murilo de Sá Barreto e o outro denominado Padre Cícero. Outros vendedores que chegarem à cidade no período serão encaminhados para a Praça do Socorro. Segundo o secretário de Segurança, Cláudio Luz, haverá um cuidado redobrado para que as ruas não sejam ocupadas novamente e o fluxo de pedestres e veículos seja definitivamente facilitado.

Este ano, segundo o padre Joaquim Cláudio, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a romaria terá mudanças em sua abertura. Pela manhã haverá missa ao amanhecer, com salva de fogos e café comunitário na Praça dos Romeiros.

Fonte: Diário do Nordeste.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Subindo no teleférico para ver o letreiro

Imagem ilustrativa

Esta foi a semana de anúncios de obras relacionadas à serra do Horto. Primeiro o secretário das cidades Camilo Santana revelou a instalação de um letreiro contendo o nome da cidade em estilo Holywood. (Agora fica mais difícil mudarem o nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero, já pensou ter que refazer toda a obra?). Depois o prefeito Santana promete o esperado mas desacreditado teleférico. Desacreditado porque já foi prometido por inúmeros governos e nunca saiu do papel. Será que dessa vez vai? Esperamos que ao invés de um desfecho de filme de Holywood, não tenhamos um de Bolywood.

Foto blog Seeufosseprefeito


Mercado público ou shopping popular?

Mercado do Romeirão, agora é shopping

Brasileiro gosta de adotar modas estrangeiras para parecer mais moderno e arrojado. Um exemplo são os novos estádios de futebol. Não são mais estádios, são "arenas". Arena Barueri, Arena das Dunas, e por aí vai...

Aqui em Juazeiro nosso Romeirão ainda não virou arena, pelo menos por enquanto. Mas está acontecendo uma onda de trocas de nomes dos nossos mercados públicos. A moda é ser shopping popular.

Os mercados públicos funcionam como âncoras do comércio de um determinado bairro. Foi a partir da implantação do Mercado do Pirajá que toda aquela região se desenvolveu e hoje já conta com agências bancárias.

Nos mercados de Juazeiro se vende de tudo, desde frutas e verduras até muamba da China e do Paraguai. São verdadeiros shoppings populares. Mas precisa chamá-los assim? Não estaremos perdendo um pouco de nossa identidade?

Os verdadeiros shoppings, assim em inglês, já chegaram ao Brasil com esta denominação. São associados a requinte e modernidade. Mais que um nome sofisticado, nossos mercados públicos necessitam de organização e limpeza, pois facilmente encontramos alimentos sendo vendidos ao lado de um esgoto a céu aberto.

Barracas perto de esgoto no Mercado do Pirajá

Tarifa e novos voos da Passaredo

Com tarifa de R$ 119,00, a Passaredo Linhas Aéreas vai acirrar, a partir de 22 de setembro, a concorrência na venda de passagens aéreas entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. A notícia foi dada em primeira mão pelo vice-prefeito de Juazeiro, Roberto Celestino, à diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante reunião realizada na sede do SENAI/CE, no Cariri.

Conforme Celestino, a iniciativa partiu do próprio município, que buscou parcerias com várias companhias aéreas em São Paulo para incrementar o fluxo de voos ao Cariri. "Nossa intenção é ter várias linhas ligando Juazeiro diretamente a São Paulo, pois nossa economia tem demanda para isso", afirma.

Segundo ele, a partir do dia 22 de setembro, a companhia disponibilizará diariamente três horários de voos entre Juazeiro e a Capital cearense, nos horários de 6h, 17h e 23h. "A tarifa de lançamento é extremamente competitiva. A passagem custará R$ 119,00. Espero que incomode as demais companhias", frisou o vice prefeito, que também pleiteia voos para São Paulo com as empresas Avianca e a Azul Linhas Aéreas.

Ele lembrou, porém, que até que seja feita a ampliação do aeroporto do Cariri, só podem pousar em Juazeiro aeronaves com, no máximo, médio porte. "Esse problema do aeroporto a Infraero já está resolvendo", ponderou, reclamando que a reforma "já deveria ter sido resolvida há dez anos atrás".
 
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Emergência do Hospital Regional do Cariri começou a funcionar

Começa a funcionar os setores de urgência e emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Os atendimentos foram iniciados na manhã de ontem, e nas primeiras horas foram cerca de dez pacientes. A novidade é a recepção com base no Protocolo Manchester de Classificação de Risco, adotado em outros Estados e Países, com pulseiras indicativas para cada usuário do serviço, diante do estado de gravidade dos casos. O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, e representantes das microrregionais de saúde, que formam a macrorregião com 44 Municípios referenciados para atendimentos no local, estiveram presentes para acompanhar a implementação da última etapa de serviços do hospital.

A diferença nos atendimentos já tem sido avaliada pelas coordenações da macrorregionais. Os serviços do HRC começaram a ser implementados por etapas. O secretário admite que os cuidados serão efetivos no sentido de manter o padrão de atendimento. A manutenção mensal é de R$ 6 milhões e essa realidade financeira, segundo ele, já foi planejada com o objetivo de atender a sociedade com os serviços de qualidade. O setor de urgência e emergência começa a funcionar com uma equipe de 12 médicos. A Unidade de Terapia Intensifica do hospital já está em funcionamento.

Foram cerca de três meses para implementação de todos os serviços. A primeira fase a ser implantada foi a ambulatorial. "A partir de hoje o hospital vai estar totalmente implantado, e isso aconteceu em um curto período, pelo porte do hospital", diz ele. São cerca de 300 leitos hospitalares. Ele diz que o hospital é um dos únicos do Nordeste a funcionar com classificação de risco, seguindo o protocolo internacional. A própria arquitetura do hospital, diz Arruda Bastos, foi planejada para ter esse tipo de atendimento. Os primeiros atendimentos contaram com acompanhamento, além do secretário de saúde, da direção do hospital e autoridades locais, como o prefeito de Juazeiro do Norte, o médico Manoel Santana. Segundo ele, o Cariri agora passa a contar com o mais importante serviço de urgência e emergência do interior do Estado.

Leitos

O setor de urgência e emergência começa a funcionar com 51 leitos, consultórios de traumatologia, ortopedia, clínica médica e cirurgia plástica. A média de atendimentos garantidos é para 1,4 milhão de habitantes dos Municípios, na assistência de alta complexidade na macrorregião. Os que apresentam situação mais grave recebem no acolhimento da emergência uma pulseira vermelha e são atendidos de imediato.

Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que terão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e a cor azul para os que podem ser atendidos em até 4 horas.
 
Fonte: Diário do Nordeste.
Nota: Principal desafio do hospital será conter a ansiedade da população por um serviço digno, que diante das mazelas do serviço público municipal procurará esse estabelecimento até para casos mais simples. Crise da saúde municipal afeta até o ensino da FMJ, cujos estudantes fizeram recentes manifestações, tanto protestando junto à Estácio quanto à precariedade dos hospitais municipais conveniados.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TV Cidade Juá HD: Praça do Memorial

Um giro de quase 360° mostra a praça onde se realiza todo dia 20 de cada mês a missa do Pe. Cícero. No Memorial são guardadas várias relíquias, fotos, acervo literário, etc. Na Capela do Socorro, mais precisamente no altar, está enterrado o corpo do Pe. Cícero Romão Batista.


 

TV Cidade Juá HD: Serra do Horto parte 02

Depois de vermos a estátua e Juazeiro do Norte, entraremos dentro do Museo Vivo e veremos um pouco das lojas abaixo da estátua.


domingo, 21 de agosto de 2011

TV Cidade Juá HD especial: Serra do Horto!

Vídeo gravado com uma câmera em alta definição no alto da serra do Horto, aos pés da estátua do Padre Cícero. Com o auxílio de um poderoso zoom, mostra uma visão panorâmica de Juazeiro do Norte. Podemos conferir o Luzeiro, Centro de Apoio aos Romeiros com os boxes e o Centro Multiuso, a Basílica N. S. das Dores, o Centro, Memorial, Edifício Patrícia, Hotel Panorama, igrejas dos Franciscanos e Salesianos, Juazeiro Open Mall e Hiper Bompreço, Ginásio Poliesportivo, Hospital Regional, Cajuína São Geraldo, edifícios do Triângulo e Lagoa Seca, com o Mirante do Cariri se destacando.


sábado, 20 de agosto de 2011

LEONARDO BOFF:PE. CICERO É ÚNICO SANTO BRASILEIRO



Doutor Honoris Causa da Universidade de Turim, Itália, o teólogo Leonardo Boff, nesta entrevista ao Juanorte, é categórico sobre Padre Cícero que atrai atualmente 2,5 milhões de visitantes/ano ao Juazeiro, sendo festejado por mais de 50 milhões de devotos como o Santo do Nordeste: “O Padre Cícero é o único santo verdadeiramente brasileiro, santo feito pelo povo de Deus que é o principal da Igreja Católica. Ele, mais que um distribuidor de sacramentos; era o grande conselheiro das pessoas que vinham escutar suas palavras. O ser humano vive buscando luz e direção em seu caminho. O Padre Cícero, em sua rede, sabia dar orientação e animar a esperança do povo pobre e humilde. E continua fazendo isso ainda hoje através das romarias pelas quais ele se faz presente e ressuscita no meio do povo”. Professor visitante das Universidades de Lisboa(Portugal), Salamanca(Espanha) e de Harvard(Estados Unidos), Leonardo Boff avalia o fato de Juazeiro ser o único centro de romarias do mundo que tem desenvolvimento urbano, demográfico, comercial, industrial, cultural, universitário,artístico e desportivo porque segue o lema beneditino do Padre Cícero para a cidade: "Um oratório em cada casa, em cada casa uma oficina": “O Padre Cícero além de ser um guia espiritual era um bom observador da vida. São conhecidos os seus dez preceitos ecológicos que anteciparam os comportamentos exigidos pela nova consciência de hoje. Para ele, importante era que o povo nordestino mantivesse uma riqueza que possui que é a espiritualidade. Espiritualidade é saber que a vida tem sentido e que nós sempre estamos na palma da mão de Deus. Esta crença faz as pessoas serem mais humanas, solidárias e amigas umas das outras. Essa atitude é expressa simbolicamente pelo oratório, lugar de oração e fonte de onde se bebe espiritualidade. Mas não vivemos só do espírito. Também do pão que vem do trabalho e da oficina. O Padre Cícero era realista e concreto e no fundo queria que uníssemos o que está na oração de Jesus o Pai-Nosso. Dizemos Pai Nosso e também o Pão Nosso. Devemos unir estes dois pólos, o Pai e o Pão. Só quem une os dois está na herança de Jesus e pode dizer no fim Amém. A oficina quer dizer esse trabalho necessário para manter a vida, a família e o desenvolvimento da região”. Ao ser lembrado que vai encontrar Juazeiro como Metrópole e Capital do Cariri, centro de convergência do Nordeste, com 250 mil habitantes, terceiro maior pólo industrial calaçdista do Brasil(depois de Franca e Novo Harmburgo), terceiro maior pólo joalheiro do Brasil(depois de Guaporé e Limeira), maior PIB do interior cearense(R$ 2 bilhões/ano), principal centro de atração de investidores nacionais e estrangeiros no interior do Ceará, maior centro universitário do interior do Ceará, com mais de 60 faculdades, e agora sede da Universidade Federal do Cariri, criada pelo Governo Dilma Rousseff, capital brasileira do artesanato, capital brasileira da literatura de cordel, Leonardo Boff afirma que tudo isso é resultado das profecias do Padre Cícero: “O Padre Cícero foi um grande profeta. Mas profeta no sentido bíblico, aquele que anima a fé, enxuga as lágrimas dos sofredores e anuncia tempos bons para os empobrecidos. Essa profecia se realizou em Juazeiro. É lá que os peregrinos vem pedir proteção, agradecer e acumular forças para caminhar. E também profeta no sentido de que surgiram muitas coisas que fizeram bem para a região e para todo a população. Mas insisto: ele foi um profeta do capital espiritual mais do que o profeta do capital material que também está ai presente.O capital material se esgota e é limitado. O capital espiritual é ilimitado e nunca se esgota. É este capital espiritual que faz Juazeiro ser o que é hoje e que atrai multidões do Brasil todo”. Finalmente, Leonardo Boff antecipou ao Juanorte o ponto central de sua palestra, dia 27 de agosto, no Ginásio Poliesportivo do Juazeiro como convidado da Faculdade Leão Sampaio: “Vivemos num tipo de sociedade para a qual o conhecimento é fundamental. Quem não se profissionaliza e continuamente não se atualiza não consegue um bom lugar no mercado de trabalho. Então é preciso informar-se. Mas educação é mais que informação. É aprender a ser gente e agente de seu destino, ser um cidadão critico e participante. E hoje, devido ao problema ecológico global, a educação precisa incorporar valores éticos do cuidado, da responsabilidade, da cooperação, da sustentabilidade. Caso contrário não formamos gente que ajude a Terra a superar na crise em que mergulhou. Caso contrário poderemos até perder grande parte da biosfera com o desaparecimento de milhares de seres vivos e de milhões de pessoas. Tudo isso faz parte hoje da educação que seja atual, contemporânea e responsável pelo futuro comum”. Bem-vindo ao Juazeiro, mestre Leonardo Boff!. 
 
Fonte: Juanorte.
Nota: Aguardem, Cidade Juá estará lá.

TV Cidade Juá: Maxxi e Triângulo

Abaixo vídeo mostrando as obras aceleradas do Maxxi Juazeiro do Norte e também do Auto Shopping Padre Cícero, ambos próximos à Zenir na rodovia Juazeiro-Crato. Podemos ver também alguns semáforos já instalados.


Outro vídeo mostra num giro de 360° um trecho do bairro Triângulo, na ordem: 

Ginásio Poliesportivo (na sua frente o terreno das torres do deputado Salviano);
Hospital Regional do Cariri;
Centec;
Edifício residencial;
Rodoviária (um pouco distante no vídeo);
Obras do Cariri Office;
Obras do Cariri Shopping (um pouco distante no vídeo).


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Icasa 4x2 Goiás



Com uma atuação segura, o Icasa confirmou o bom momento, não se intimidou com a reação do adversário e venceu o Goiás por 4 a 2 nesta sexta-feira, no Romeirão, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Osmar, Diogo França, duas vezes, e Dodó marcaram os gols da vitória. Douglas e Elivelton descontaram. Com o resultado, o time cearense completou a quinta partida sem perder e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento. Já o time esmeraldino, permaneceu com 25 pontos e pode ver seus concorrentes diretos abrirem vantagem na luta pelo G-4.

Na próxima rodada, o Goiás recebe o Guarani, terça-feira, às 20h30, no Serra Dourada. Já o Icasa, visita a Portuguesa, sexta, às 16h20, no Canindé.
Fonte: UOL.

Nota: Finalmente uma sequência de vitórias. Recuperamos o prejuízo. Agora é enfrentar a líder Portuguesa.

TV Cidade Juá exclusivo: Fetecc!


Abaixo vídeo com imagens que mostram um pouco da movimentação da Fetecc no Palácio da Microempresa:


TV Cidade Juá: Universidade Federal da Região do Cariri

Cidade Juá mostra o atual campus Cariri da UFC, futura sede da UFRC - Universidade Federal da Região do Cariri. O vídeo começa com uma panorâmica do bairro Lagoa Seca até chegar na universidade, que continua em expansão. Bem vinda UFRC!



Infelizmente um flagra negativo: a avenida de ligação entre a UFRC e a Faculdade Leão Sampaio sem asfalto, sem iluminação e cheia de mato:


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TV Cidade Juá: Obras de ampliação do Cariri Shopping

A ampliação está acontecendo na "frente" da construção original ocupando parte do antigo estacionamento. Um novo estacionamento será construído no último pavimento do shopping, com acesso por uma rampa (mostrada no início e final do vídeo). A 1ª etapa da ampliação está prevista para ser entregue em novembro deste ano e a 2ª etapa será inaugurada no primeiro semestre de 2012.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Juazeiro precisa: Centro de Feiras e Eventos

ExpoCeará em Fortaleza

Quando ocorre um evento como a Fetecc, Juazeiro do Norte acorda para um grande gargalo: não possue um espaço adequado para abrigar grandes feiras e eventos de negócios. Somos o 3° polo calçadista do Brasil e o Palácio da Microempresa não comporta mais a grandeza da Fetecc. Precisamos de um equipamento urbano como o ExpoCeará, que está sendo construído em Fortaleza pelo governo do estado. É claro que seria nas proporções do Cariri. Um Centro de Feiras bem moderno e bastante amplo.

Mas e o Centro de Convenções em Crato? Será comemorado e bem-vindo, mas creio que seu espaço será mais adequado para congressos e palestras. Ou seja, as finalidades do Centro de Convenções e do Centro de Feiras seriam diferentes, não se tornariam concorrentes, seriam complementares um ao outro. O Centro de Feiras pode até ser construído no bairro São José, para ficar próximo do Centro de Convenções.

E então candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, quem aceita o desafio? Abrir mão da Fetecc e dar de graça para Fortaleza não vale.

Salgueiro 3x5 Icasa


Novamente jogando bem fora de casa, o Verdão do Cariri venceu o Salgueiro ontem, por 5 a 3 e chegou aos 21 pontos, deixando a zona da degola da Série B. O meia Júnior Xuxa marcou dois e participou dos outros três gols icasianos. Na próxima rodada, o Icasa recebe o Goiás. Já o Carcará enfrenta o Guarani/SP, no Brinco de Ouro.

O jogo
Logo aos 10 minutos a estrela de Júnior Xuxa brilhou. Ele bateu falta de longe e o goleiro Luciano aceitou. 1 a 0 Icasa. A reação do Salgueiro veio aos 22. O atacante Fabrício Ceará, impedido, recebeu passe cruzado na área para empatar.

O melhor jogador do Carcará até então, o meia Clébson foi expulso aos 38 e o Verdão aproveitou a vantagem numérica. Cinco minutos depois, Marciano completou lançamento de Júnior Xuxa e fez o 2º do Icasa.

Na volta do intervalo, o Salgueiro empatou novamente. Aos dois minutos, Fabrício Ceará, de cabeça, marcou seu segundo gol. Com um jogador a mais para dar tranquilidade, a equipe icasiana ficou novamente na frente aos sete minutos. Everaldo escorou escanteio cobrado por Júnior Xuxa. Aos 16, o meia cobrou novo escanteio e Preto aproveitou: 4 a 2.

Aos 17, o Salgueiro diminuiu com Pio, mas o maestro icasiano estava no seu dia inspirado. Xuxa fez o quinto gol aos 24, fechando o placar em 5 a 3.

Nota: Icasa precisa de uma sequência de vitórias, ou seja, vencer no Romeirão. Vamos ver se com Júnior Xuxa jogando bem isto acontece.

Fetecc espera gerar R$ 50 mi


Será aberta às 19 horas de hoje, neste município, a Feita de Tecnologia e Calçados do Ceará (Fetecc), que entra na 12ª edição. A expectativa é que sejam realizados de hoje até o dia 19, cerca de R$ 50 milhões em negócios. Os organizadores esperam um público de 10 mil pessoas. O mercado internacional estará presente. Os estandes foram montados no pavilhão de eventos do Sebrae. A feira é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria) e Sebrae. Atualmente, é apontada como um dos principais eventos da indústria de calçados nacional. O polo calçadista de Juazeiro do Norte é um dos maiores do Brasil. Segundo o Sindindústria, chega a ser o terceiro no ranking nacional, em virtude da cadeia gerada em torno do segmento.

A feira terá participação internacional este ano, com a presença do mercado chinês. Recentemente, uma comitiva de empresários do Município esteve na China, para conhecer o mercado daquele país. Há também uma grande participação dos empresários da região. O presidente do Sindindústria, Antônio Barbosa Mendonça, afirma que foram preenchidos os espaços de dois galpões e mais um anexo de 1.200 metros. "Tivemos também uma grande adesão dos empresários da área de máquinas, equipamentos e componentes de todo o Brasil", diz.

O empresário afirma que a meta é oferecer uma feira mais tecnológica, com máquinas e componentes em design. São mais de 80 expositores do Brasil e mais um estande coletivo, onde serão inseridas 30 microempresas do Cariri, que produzem componentes, calçados e produtos acabados. "Essa é uma oportunidade desses empresários também exporem seus produtos", completa. A feira retorna mais ampla e renovada, iniciando pela logomarca que ganhou cores vibrantes e modernas. Estão vendidos 104 estandes de marcas famosas do setor que vão de fornecedores de matéria-prima básica ao maquinário de grande porte, além de empresas de design e acessórios. Quatro dos expositores confirmados são de empresas do exterior, de países como China e Itália.
 
Fonte: Diário do Nordeste
Nota: Sabemos da construção do Centro de Convenções em Crato, mas Juazeiro merece um pavilhão de feiras para abrigar melhor eventos como a Fetecc.

Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês