Praia não é tudo... O Cariri cearense oferece excelentes opções de lazer para sua população e visitantes; uma delas é o Clube Recreativo Grangeiro, aos pés da Chapada do Araripe em Crato. Muito verde, muita beleza, clima bem ameno, chalés, piscinas, restaurante, parque infantil. Vale a pena visitar e curtir.
Leocariri,
ResponderExcluirO Crato exige artigo definido: "No Crato", "do Crato". Juazeiro não: "Em Juazeiro", "de Juazeiro".
muito bom , ei leo eu passei ali perto do cariri shopping ,vizinho a suzuki ta fazendo a pegeot,
ResponderExcluirquando passar por lá tira umas fotos :D
Trecho da Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara: "Quanto às cidades, geralmente prescidem de artigo. Há, contudo, exceções devido à influência de seu primitivo valor de substantivo comum: a Bahia, o Rio de Janeiro, o Porto, etc." Há algum substantivo comum para Crato? Acho que não.
ResponderExcluirPor outro lado, antes a denominação era Vila Real do Crato. Fica a polêmica. Também tem a mania do povo de Fortaleza de colocar o artigo antes de nomes próprios que infelizmente está chegando ao Cariri.
Pois é, também não gosto do excessivo uso do artigo definido para se referir a nomes de cidades. Mas em relação ao Crato, parece-me que soa meio desagradável sem o artigo (em Crato, de Crato...), por isso acho que é recomendado.
ResponderExcluirOBS.: Essa mania chata não é exclusiva de Fortaleza. É comum em todo o Ceará. E não só aqui: tem quem use "Prefeitura do Natal", "O Pernambuco", "O Recife", "O Guarujá", etc.
Falando na bela Chapada do Araripe, é interessante notar a geografia do Ceará. A leste, a chapada do Apodi; a oeste, a serra da Ibiapaba; ao sul, a chapada do Araripe, e ao norte, a Serra de Guramiranga, da Meruoca e de Uruburetama. São as serras e chapadas cearenses com suas matas, suas cachoeiras e seu clima aconchegante. Nosso estado tem realmente belezas indescritíveis tanto no litoral quanto no sertão!
ResponderExcluirMuito bom ver a nossa língua portuguesa, nossa pátria, identidade é, ainda, objeto de reflexão para alguns!
ResponderExcluir