A Colina do Horto, onde se encontra estátua do Padre Cícero Romão Batista, ganhará um novo atrativo turístico em meados do ano de 2012. O projeto prevê a instalação da frase: “Juazeiro Capital da Fé” - ao lado do monumento, de autoria do juazeirense Aluísio Nery. A frase terá 10 metros de largura, 10 metros de altura e 250 metros de extensão, que inclusive será maior do que a de Hollywood nos Estados Unidos. A obra custará oitocentos mil reais, e já foi autorizada pelo Governador Cid Gomes, através da Secretaria das Cidades.
Pelo que sabemos, a frase original era apenas o nome da cidade: Juazeiro do Norte. Sinceramente, prefiro a frase original. Seria para dar margem a uma eventual mudança do nome da cidade? Não concordo com isto, acabaríamos com um slogan que vem dando certo e projeta nossa terra: Juazeiro do Norte, terra do Pe. Cícero.
Outra questão: não seria melhor aplicar os oitocentos mil reais em obras de infraestrutura mais urgentes, como é o caso do Anel Viário? Juazeiro já possui um marco imponente mas que não serve para nada, falo do Luzeiro. Ou seja, dinheiro gasto em vão.
Outra questão: não seria melhor aplicar os oitocentos mil reais em obras de infraestrutura mais urgentes, como é o caso do Anel Viário? Juazeiro já possui um marco imponente mas que não serve para nada, falo do Luzeiro. Ou seja, dinheiro gasto em vão.
Concordo em quase tudo que foi argumentado no artigo, principalmente no referido ao letreiro. Economicamente falando: o letreiro "Juazeiro Capital da Fé" é um ótimo slogan, entretanto, mantém a religião como único atrativo turístico da cidade; o letreiro "Juazeiro do Norte" com o nome já consagrado da cidade do Padre Cícero é um tanto inovador, apesar de imitar o cinematográfico americano, e por esse motivo diversifica o turismo local, atraindo não só romeiros como também curiosos interessados em conhecer a Hollywood nordestina. Além de tudo, a segunda opção ainda trás outro benefício - não deixa margem para a mudança no nome do município - outra idéia sem lógica alguma, que acarretaria o mesmo problema e, diga-se de passagem, de gosto duvidoso.
ResponderExcluirPor outro lado, não sei se concordo ou discordo no que diz respeito ao dinheiro gasto na obra. É inegável a urgência do Anel Viário, porém, se bem explorado, o letreiro tornar-se-á um grande investimento dando margem para a criação do teleférico e trazendo desenvolvimento para aquela zona da cidade.
Outro ponto a ser discutido é o Luzeiro. Como pode uma obra tão linda e grandiosa largada às moscas? Simples: má administração, o verdadeiro problema dessa terra. O dinheiro não foi gasto em vão, só não foi bem explorado (ainda). Um obelisco lindíssimo na área da cidade com maior potencial turístico e natureza exuberante poderia ser a maior e mais bela das praças: com dois campos de futebol, já existentes, espaço para lago, pista de skate, academia popular, lanchonetes ou até um restaurante, sorveteria, quiosques que ofereçam água de coco, e principalmente uma pista de Cooper para atender a centena de pessoas que faz caminhada ali todos os dias e os ciclistas. Também poderia ser a estação do teleférico, revitalizar o Rio Salgadinho entre outras possibilidades. Dessa forma, atenderia aos romeiros e a população juazeirense, ligando os principais pontos turísticos (Horto - Praça do Luzeiro - Mercado do Romeiro - Matriz) e incentivando o esporte e proporcionando qualidade de vida, respectivamente.
Sabemos, contudo, que a área já vai ser utilizada: para a criação do estacionamento de ônibus. Deveras, é outra necessidade e, hilariamente, obra do centenário. Mas, estará correta a localização? Um estacionamento de ônibus em um lugar tão vanguardista e potencial?
Belíssimo comentário, com propostas muito bem argumentadas. Este é o propósito do blog: discutir propostas de desenvolvimento para a cidade sem paixões políticas. Acho que se a área fosse bem planejada teríamos espaço tanto para o estacionamento quanto para este parque proposto. Mas infelizmente planejamento é coisa rara por aqui. Continue opinando.
ResponderExcluirFico feliz com a repercussão do comentário, foi esse o propósito. Um pouco surpreso confesso, não esperava ler uma matéria sobre o luzeiro em todos os blogs da cidade. Muito bom ver que abraçaram minha idéia, melhor ainda saber que de alguma forma contribui para o desenvolvimento do Juazeiro (mesmo que de forma utópica). Prometo continuar opinando e gerando discussão... Em breve mais algumas propostas, grato.
ResponderExcluir