TIP em Recife, exemplo a ser seguido.
Uma ideia para se pensar num futuro bem próximo. Nas regiões metropolitanas, tudo deve ser planejado em conjunto e os equipamentos urbanos são construídos para servir a várias cidades. Em Recife temos o TIP (Terminal Integrado de Passageiros), que funciona para toda a sua região metropolitana, inclusive para Olinda e Jaboatão, cidades bem grandes.
O triângulo Crajubar é uma versão menor da conurbação pernambucana, mas cresce continuamente e ultrapassa todas as projeções. Já merece um terminal rodoviário metropolitano. Inclusive atualmente demora-se cerca de 1:30h para os ônibus atravessarem o Crajubar, pois é aproximadamente meia hora em cada cidade. Perde-se muito tempo. É preciso otimizar os serviços. É claro que este terminal deveria se localizar em área estratégica entre as 03 cidades e dispor de linhas de ônibus municipais e dos trilhos do trem do Cariri. A construção ficaria a cargo do governo do estado e a manutenção poderia ser por consórcio dos municípios.
Excelente ideia, que carece de amadurecimento dos municipios envolvidos em detrimento do bairrismo que ora os nutre. Achamos que a melhor localização seria as margens da via ferrea em local que pudesse aglutinar o máximo de pessoas, e isto necessitaria da criação do Sistema Metropolitano de Transportes Coletivos com a integração bimodal entre VLT e coletivos como um de seus pilares. O TErminal do Crato é acanhado, o de Barbalha inexiste, e o de JN precisaria ser ampliado para suportar tráfego. Melhor um novo!
ResponderExcluiròtima idéia...Juazeiro não é mais aquela cidadezinha de anos atrás. Hoje podemos dizer que se trata de uma metrópole,e como tal merece toda a infraestrutura necessária. A construção de um novo terminal,grande, moderno e que atenda a demanda da região é urgente!
ResponderExcluir