quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Site Miséria repercute números impressionantes do aeroporto de Juazeiro

Após divulgarmos algumas fotos do Aeroporto Orlando Bezerra, o site Miséria publica fotos com mais detalhes das obras dos módulos operacionais e repercute os números divulgados pela Infraero:



A importância do Aeroporto Regional do Cariri para o Sul do Ceará e estados vizinhos continua muito evidente. O movimento de embarques e desembarques impressiona e supera o de muitas capitais do país. A Infraero acaba de divulgar em seu site números do desempenho de aeroportos brasileiros referentes ao mês de janeiro. Os dados mostram que o de Juazeiro do Norte, que recebe o nome de Orlando Bezerra, cresceu 97,27% numa comparação entre os meses de Janeiro de 2011 e 2012.

No período de 2009 a 2011 que compreende três anos, mesmo sendo janeiro mês de alta estação para o turismo, praticamente não havia variações significativas com movimento na ordem de 23 mil passageiros. Este ano foram 46.723 embarques e desembarques no decorrer do mês de janeiro. Sem dúvidas, mais um importante passo no rumo da consolidação do Aeroporto Regional do Cariri para continuar sendo um dos mais movimentados do interior do país.


Para se ter uma idéia clara da opção crescente pelo campo de pouso de Juazeiro, basta ver que, em um período de 10 anos, o aumento no volume de embarques e desembarques cresceu 900% passando de 4.688 passageiros em 2003 para as atuais 46.723 pessoas se utilizando do Aeroporto Orlando Bezerra. Ele não está apenas às margens da má vontade de políticos e administradores, como também da miséria da burocracia que emperra as melhorias.
Pelo menos o paliativo dos módulos operacionais segue em fase de implantação e deverão ser inaugurados até a primeira quinzena do mês de abril ampliando a capacidade para um número bem maior de passageiros. Por outro lado, as obras de recapeamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza, com prazo de término para setembro, seguem penalizando o Cariri, com a suspensão de vôos para a capital no período da manhã.
Fonte: site Miséria.
Em síntese: Tratamento deficiente dispensado pelos governos de todas as esferas, municipal - estadual - federal, ao nosso aeroporto.

Juazeiro sem saneamento campeão da dengue

São 540 casos de dengue clássica confirmados pela Secretaria de Saúde deste Município em quase dois meses neste Município. A intensificação no combate e prevenção ao mosquito tem sido realizada em todos os bairros, com frentes formadas por 150 agentes. Juazeiro do Norte lidera o número de casos de dengue no interior do Estado. Dos dois óbitos registrados até hoje no Ceará, um foi nesta cidade, em janeiro, sendo o primeiro do ano, e o outro, em Fortaleza. Duas suspeitas estão sendo investigadas na Capital.

Somente no mês de janeiro, houve mais casos de dengue em Juazeiro do Norte, do que todo o ano passado. Foram registrados 126 casos a mais. Ano passado, foram 214 casos contra 340 somente nos primeiros 30 dias deste ano. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no último dia 17, foram confirmados em todo o Estado, 978 casos de dengue, em 29 Municípios.

Notificações

Mesmo com essa realidade, o número de casos tem sido menor do que no ano passado. Em Fortaleza, de acordo com o boletim, foram registrados 397 casos, e Juazeiro, até a data do dia 17, 344 casos. Por conta do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da segunda semana de janeiro, a coordenadora de Epidemiologia, Janielly de Matos, afirma que tem havido uma redução drástica no número de notificações. O trabalho de combate tem uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado, com o auxílio de 150 agentes de endemias e também do Ministério da Saúde.

De janeiro até ontem, foram notificados 1.118 casos de dengue, sendo que dois casos de complicação estão sendo investigados mais quatro de dengue hemorrágica. A cidade está em estado de alerta.

Há residências do bairro Triângulo, por exemplo, que quase todos os membros da família chegaram a ter dengue, como é o caso do professor Djailson Ricardo. Em sua casa, seus pais e ele, além de uma de uma auxiliar de serviços, contraíram a doença. "É muito preocupante para todos nós esse momento, temos que fazer a nossa parte, o poder público e os nossos vizinhos, porque é uma realidade grave", diz Ricardo.

Segundo a Epidemiologia, somente na primeira semana de janeiro, foram notificados 124 casos, contra apenas um caso na sétima semana do ano. Segundo a coordenadora, essa realidade se deve principalmente às aplicações do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) que foram feitas em toda a cidade e o processo de conscientização da população, quanto a essa realidade.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Juazeiro, Francisco de Sá Macedo, afirma que serão 60 dias de combate intensivo, mas ele salienta a importância da colaboração da população, principalmente por conta das chuvas, onde a preocupação aumenta ainda mais. Conforme o coordenador, houve uma mudança de estratégia quanto ao processo de conscientização. Agora, esse trabalho tem sido feito diretamente, dentro das residências, e com capacitação das comunidades, pela Coordenadoria de Mobilização Social, já que apenas a divulgação em rádios e palestras não estavam surtindo o efeito desejado.

Além da aplicação, os agentes de endemias têm realizado os serviços até o sábado, para nos dois meses, chegarem a visitação duas vezes as 115 mil residências da cidade. Cinco agentes com bomba costal estão atuando no bloqueio em residências onde são registrados casos suspeitos de dengue. Para o trabalho com o fumacê, Juazeiro recebeu reforço do Estado com oito veículos, e está agora com dez carros nas ruas. Até o momento, foram utilizados dois tratamentos aeroespaciais na cidade para o trabalho.

Em Crato, até o dia 17, foram registrados 159 casos. É o terceiro em número de casos no Estado, onde também está sendo adotado um Plano de Intensificação do Combate da Dengue.

A cidade foi uma das selecionadas pelo Ministério da Saúde para realização de pesquisas com as ovitrampas - armadilhas colocadas nos locais de maios infestação do mosquito, para que sejam colhidos os ovos, antes da fase larvária. A meta é examinar a resistência e longevidade do Aedes aegypti.

O Plano Emergencial de Combate à Dengue, em Juazeiro, foi iniciado nos primeiros dias de janeiro, por conta principalmente da cidade estar em estado de alerta máximo, a partir dos dados coletados junto ao Departamento de Vigilância a Saúde, junto com o Município de Caucaia, que registrou até o dia 17, 16 casos. O plano tem como meta conscientizar a população e combate a proliferação do mosquito. A situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados em praticamente todos os bairros da cidade.

O Ministério da Saúde divulgou, há mais de dois meses, os dois Municípios sob alerta no Estado. A Saúde no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis.

Fonte: Diário do Nordeste.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prédio do Cine Eldorado também se torna estacionamento

Com o sufocamento do trânsito no Centro e a falta de local para estacionar, estamos assistindo a um festival de demolições ou transformações de antigos casarões ou prédios tradicionais em meros estacionamentos. Poucos são os casarões preservados e os antigos cinemas também cederam seu espaço. Cine Plaza e Cine Eldorado, antigos locais de diversão de toda sociedade juazeirense, bem que poderiam se constituir em espaços culturais, teatros, etc. Mas nenhum político ou empresário teve interesse de preservar um pedaço de nosso passado. Lamentável, é triste uma cidade sem memória!

Nota: No site Portal de Juazeiro o professor Daniel Walker afirma:

"Mas por uma questão de justiça, o momento é de ressaltar o esforço que seu proprietário, Expedito Costa, fez para que este fim nunca chegasse ou demorasse a chegar. Eu acompanhei de perto este esforço. Ele tentou transformar o prédio num teatro, mas não conseguiu apoio. Ultimamente se empolgou com um projeto do Governo que pretendia transformar o local num centro cultural. Um projeto foi até elaborado... e deu em nada. Então, desanimado, Expedito não encontrou outra solução a não ser ocupar o prédio para um dos mais rentáveis negócios do Juazeiro atual, que é o de estacionamento de veículos." Uma pena!






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Apresentamos o novo logotipo


Estamos caminhando para o nosso primeiro aniversário. Buscando sempre evoluir para bem representar nossa amada cidade, lançamos o novo logotipo do Cidade Juá. Reflete bem o momento de Juazeiro, prédios surgindo a todo momento e se firmando como a metrópole regional.

Drenagem da APUC evita nova lagoa

Parece que a drenagem da lagoa da APUC funcionou, apesar de ainda haver gente trabalhando no local. Apresentamos uma foto tirada ontem antes da chuva, mas mesmo hoje não havia formação de lagoa na rua:


 Local onde se formava a lagoa.

Rua recebendo nova pavimentação após passagem das obras.

Infelizmente hoje depois da chuva a cidade amanheceu toda suja, com esgotos entupidos espalhando lixo por todas as ruas, principalmente na periferia. Mas o que esperar de uma cidade sem saneamento? Já já teremos o reflexo nos postos de saúde, com muita gente doente.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Será que teremos debate eleitoral na TV?

 Debate na TV: Queremos o nosso também.

Nesta semana soubemos que provavelmente Crato também terá propaganda eleitoral, ou seja, uma das televisões de Juazeiro poderá transmitir. Nada mais que justo. Na minha infância sempre transmitiam a propaganda de Fortaleza, pois não tínhamos canais de TV, e sempre ficava imaginando como seria interessante assistirmos programas de nossos próprios candidatos.

Outro fator da propaganda que ainda não conferimos são os debates. Apesar da TV Verde Vale já operar nas últimas eleições para prefeito, parece que tinham medo de expor seu dono/candidato. Mas agora temos um canal da Rede Globo, a TV Verdes Mares Cariri, teoricamente isento destas politicagens.

A Globo tem costume de realizar debates em quase todas as suas afiliadas. Esperamos que a TV Verdes Mares Cariri promova o seu debate, e não fique totalmente dependente de sua matriz em Fortaleza.

Quanto à outra emissora caririense, não podemos confiar, pois já deixou um mal exemplo gritante: no dia da última eleição simplesmente ignorou toda a cobertura, pois seu dono iria claramente perder.

Complexo do aeroporto abaixo das expectativas

Os problemas do aeroporto de Juazeiro do Norte não são mais novidades para ninguém. Fica até repetitivo comentá-los a todo momento, mas não tem como se revoltar quando precisamos utilizá-lo.

A começar pelo acesso. Enquanto em Fortaleza, Recife e em todas as cidades "normais", o acesso ao aeroporto é feito por avenidas majestosas, pois significa a porta de entrada, a grande impressão para quem chega pela primeira vez, incluindo investidores, autoridades e turistas; aqui a regra não é obedecida. A Av. Virgílio Távora nos "mata" de vergonha. E a Av. Manoel Coelho não fica atrás. Prometeram uma duplicação em diminuto trecho, mas desde a gestão passada permanece na promessa. Colocaram até uma placa recentemente, mas obras de verdade, nada!

 Duplicação ficou só na placa.

De bonito na Av. Virgílio Távora apenas o portal que está sendo construído:


Chegando ao aeroporto propriamente dito, o primeiro dilema: onde estacionar? A reforma e ampliação do estacionamento também foram prometidos. As obras até começaram, houve quebra de piso e terraplenagem. E só.

E agora, onde estacionar? Ampliação da praça não avança.

 Quebraram o piso...

Fizeram terraplenagem e pararam!

Obras mesmo só da criticada Infraero, que instala os dois módulos operacionais. Sinceramente pensei que fossem maiores, mas para o aeroporto sair da UTI é melhor do que nada:

 Módulo de desembarque no lado esquerdo.


Módulo de embarque no lado direito.

Comenta-se, no entanto, que a capacidade dos módulos chegará ao limite já neste ano! Ou seja, logo logo vai ter superlotação novamente nas instalações. Reforma de verdade? Vamos começar a pensar nisto só depois da Copa 2014!

Fica por enquanto só o aeroporto movimentado mas super acanhado. Bela primeira impressão da cidade! O complexo do aeroporto jogado às traças! Ótimo marketing para Juazeiro! Para não dizer o contrário...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Centro de Juazeiro versus Centro de Crato

 Centro de Juazeiro, muita gente, ruas estreitas, esgoto a céu aberto, trânsito caótico.

Esgoto a céu aberto, mau cheiro, trânsito caótico, ruas estreitas, intensa movimentação de pessoas, enfim, desorganização total. Estes são os aspectos que todos os dias os juazeirenses encontram quando se dirigem ao Centro comercial. Antigamente em tempos de romaria era o caos total, hoje até que melhorou, mas em geral são muitos aspectos negativos. Seria um mal irremediável resultado do crescimento de toda cidade? Haverá alguma alternativa para solucionar ou amenizar os problemas?

Na nossa vizinha Crato, o governo estadual promoveu uma verdadeira revolução nos espaços urbanos com as obras de requalificação. Claro que não funcionaria muito em Juazeiro, imaginem a Rua São Pedro mais estreita ainda para aguentar todo o volume de veículos? A cidade pararia! Mas passeando pelo Centro de Crato, fica uma certa "inveja" saudável, um sentimento que poderíamos melhorar também.

Centro de Crato organizado, sem esgotos.

Algo tem que ser feito para melhorar o aspecto do Centro de Juazeiro. O blog Se Eu Fosse Prefeito apresentou um projeto de padronização das calçadas. Já é um ótimo começo. Vejam abaixo:

Fonte: Se eu fosse prefeito.

De concreto nesta administração, tivemos o sucesso da Zona Azul, tentada em outras oportunidades sem êxito, mas desta vez deu certo. Só que precisamos de mais intervenções. Fala-se na 1ª etapa do Anel Viário. Na verdade já está atrasadíssimo. Vale lembrar que esta primeira etapa desviará o tráfego dos bairros voltados para Crato. Teremos ainda o tráfego oriundo do lado de Barbalha.

E o Anel Viário circundará a cidade. Deve-se pensar também numa intervenção no "coração" do Centro. Penso numa avenida larga para captar e distribuir o tráfego. Poderia ser partindo da Praça dos Ourives nos Franciscanos e descendo pela atual Rua da Glória, assim teríamos uma ligação com as avenidas Carlos Cruz e Ailton Gomes até a Basílica. Com certeza algo polêmico, muitas indenizações e antigas ruas tradicionais desaparecendo. Mas é só uma ideia de alguém leigo no assunto. Os engenheiros de trânsito é que estudaram para tal. 

Torçamos para que muitas ideias sejam debatidas nesta campanha eleitoral, e que o vencedor execute realmente os projetos para nossa cidade.

Resgatando projetos: Terra da Mãe de Deus

Lembro deste projeto quando ainda estudava em Recife, era época da administração Mauro Sampaio, Juazeiro estava completamente estagnado e com economia em queda livre. A Terra da Mãe de Deus era uma espécie de Centro de Apoio aos Romeiros, seria construída ao lado do centro original, que por sinal estava completamente parado. Sua área englobaria também o Luzeiro, cuja base começava a ser construída. Seu lançamento teve o apoio do Sistema Verdes Mares, e aconteceu com show pirotécnico e de luzes no local e na estátua do Pe. Cícero. Nesta ocasião a população foi convocada e compareceu em bom número. Mas me recordo de ouvir vários comentários do tipo: "Essa Terra da Mãe de Deus vai ser igual ao Centro de Apoio, vai ficar parada."

Dito e feito, Mauro Sampaio não conseguiu se reeleger e seu sucessor, Carlos Cruz, não deu a mínima ao projeto. Até o Luzeiro ficou abandonado e parado. Por sua vez, decidiu reformular o projeto do Centro de Apoio e começou a construir a UVC, que seria a nova prefeitura. A UVC não foi concluída e só agora o governo estadual irá finalizar com o nome de Centro Multifuncional.

Moral da história: Na prática seriam 02 Centros de Apoio, coisa de político juazeirense, que não conclui o projeto do adversário, lança outro para ser de sua autoria, mas também não consegue executar. No final, haja obra inacabada.

Atualmente, parte da área servirá para o Estacionamento do Romeiro. O Luzeiro foi concluído mas está abandonado, pois não possui nenhuma estrutura de acolhimento para turistas e visitantes. Também se fala na base do futuro teleférico. Aqui no Cidade Juá, os leitores já sugeriram construir um parque, urbanizaria todo o espaço e seria uma nova opção de lazer, inclusive para quem tem costume de se exercitar no local fazendo caminhadas. Na minha opinião, seria a solução ideal este complexo Estacionamento - Luzeiro - teleférico - parque.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pagamento dos servidores continua como estava



Em nota publicada no site www.juazeiro.ce.gov.br e por intermédio de carro de som circulando pela cidade, a prefeitura de Juazeiro do Norte informa a revogação do artigo que determinava o pagamento dos servidores públicos para somente nos dias 10° a 15° do mês seguinte. Ou seja, continua do jeito que estava: até o 02° dia do mês subsequente.

Em tempos de eleições, foi quase um tiro no pé!

Entendendo a notícia: Ontem os membros do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro do Norte denunciaram no programa de João Hilário no rádio a imposição de um decreto estabelecendo novas datas para o pagamento dos salários dos servidores. Ao invés do 02° dia do mês subsequente, seria do 10° até o 15° dia. A notícia repercutiu muito mal e agora houve a revogação de alguns artigos.

OBS: Retiramos o trecho da nota por estar sobrecarregando o blog.




Mais um edifício se destaca na Lagoa Seca

Já faz um certo tempo que um Centro Médico particular está em construção na Av. Leão Sampaio. O que parecia ser um edificio pequeno, agora já está se aproximando do 8° andar. Dentre tantos outros empreendimentos, nunca foi mostrado no Cidade Juá. Agora se faz a justiça!





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Equilíbrio no resultado da enquete sobre estacionamento na Praça Pe. Cícero

Objeto de discussão no Cidade Juá, o projeto de construir um estacionamento subterrâneo na Praça Pe. Cícero virou enquete no blog. Havia 03 opções de respostas para os leitores. Não houve opção vencedora. Com 36% de votos cada, as respostas que consideravam "loucura" e "boa ideia mas inviável" empataram. E com 28% a resposta que considerava "viável" seguiu bem perto. 

Equilíbrio total numa questão bem polêmica. Agradecemos a participação mesmo num período de feriadão de Carnaval. Aguardem novas enquetes.

Piso de luxo no Cariri Shopping

Corredor com metade do piso trocado.

Aqui no Cidade Juá já foi noticiada com fotos a obra de mudança de piso do Cariri Shopping. Hoje foi possível conferir uma pequena amostra de como ficará depois da reforma total. Particularmente, foi como andar num shopping de capital, um piso muito mais bonito.

Obs: Um leitor reclamou do ar condicionado. Também hoje senti na pele, estava muito fraco. Não sei se está relacionado com as obras, mas fica o aviso aos dirigentes.

Mais Hotel Bristol: foto do canteiro de obras


Como prometido, e após a dica de leitor quanto a localização, Cidade Juá publica a foto do local do futuro Hotel flat Bristol, bem próximo ao Hotel Verdes Vales e vizinho à academia Company. Curiosamente, o terreno é bem pequeno para um edifício, mas a engenharia faz milagres!

CJ nos shoppings: Obra da Normatel sendo finalizada

Passou o feriadão do Carnaval e todos retornam às atividades normais. Cidade Juá também. Hoje nos flagras dos shoppings mostraremos as obras da Normatel no Open Mall bem avançadas. Divulgação de data de inauguração não é muito o forte deste shopping. Em outra foto, e confirmando a planta divulgada no blog Juametro, podemos conferir várias mini-lojas abaixo da Normatel, isto já na Av. Carlos Cruz. 

Este shopping deveria fazer melhor um trabalho de divulgação das lojas em conjunto, pois a impressão que passa é de baixíssimo movimento nas lojas satélites. Imaginem nestas pequenas localizadas praticamente fora na Carlos Cruz!

 Loja da Normatel ao lado do Hiper Bompreço.


Mini-lojas abaixo da Normatel na Av. Carlos Cruz.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Guerra das estradas

BR 116 perto de Barro CE

Aproveitando o feriadão de Carnaval, fomos visitar familiares na região de Patos PB. Saímos de Juazeiro logo após o almoço na sexta-feira. Percorremos a BR 116 e em seguida a BR 230, que atravessa toda a Paraíba. Tudo estava tranquilo na viagem, até chegarmos próximo a Patos, já no entardecer. Por duas vezes fomos surpreendidos por motoristas alucinados em se dirigirem até o Carnaval de Cajazeiras. Foram ultrapassagens perigosas que nos forçaram a invadir o acostamento para evitarmos os acidentes. E olha que a poucos quilômetros na entrada de Patos já havia uma barreira da polícia rodoviária. Mas não foi suficiente para conscientizar os afoitos. É pelo descuido dos motoristas que o Brasil amarga a triste estatística de matar no trânsito mais do que em guerras pelo mundo afora. Ficamos tão temerosos que antecipamos a volta para não nos defrontarmos com muito trânsito. Já estamos no Cariri. Desta vez sobrevivemos.

Bons exemplos de calçamentos em pequenas cidades paraibanas

Calçamento em São Mamede PB

Em Juazeiro e no Cariri, o calçamento em paralelepípedos é feito com pedras toscas e o resultado é muita trepidação, sem contar que as pedras se soltam com muita facilidade. Em pequenas cidades da Paraíba, como Aparecida e São Mamede a pavimentação é feita mais caprichada e fica quase similar ao asfalto. Um exemplo a ser seguido!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Giraffas do Cariri Shopping: inauguração dia 27 de março!


Segundo informações em sua página do Facebook, a loja Giraffas do Cariri Shopping será inaugurada dia 27 de março, a partir das 10:00h da manhã, ou seja, o horário de abertura do shopping. Certamente será bem movimentado!

Nota: A inauguração foi adiada para maio.

Trem do Cariri tem estação fantasma!

Vejam a publicação de hoje do Diário do Nordeste referente à nova estação em frente à escola profissionalizante:

"A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) iniciou, esta semana, as operações da estação Escola, localizada no bairro São José, em Juazeiro do Norte. A estimativa é que passem pela estação os estudantes da Escola Técnica Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho, além de moradores e trabalhadores de uma indústria instalada próxima à estação.
A estação Escola segue o padrão implantado em todas as estações do Metrofor com acesso ao trem através de portas nas plataformas e obedecendo todas as normas de acessibilidade. O Metrofor investiu cerca de R$ 398 mil na construção e na compra de equipamentos.
Esta é nona estação do metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato. A linha do metrô do Cariri, que possui 13,9 km de extensão, transportou 295.400 pessoas em 2011. As outras estações da linha são: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
Para utilizar o trem, o passageiro paga somente um real. O valor é subsidiado para beneficiar a população que mais utiliza esse meio de transporte, que está concentrado nas classes C e D.
A nova estação faz parte dos investimento de melhoria previstos para a linha. Em dezembro, o metrô do Cariri recebeu o Veículo Leve sobre Trilhos 3. A terceira composição dá mais confiabilidade ao sistema, pois é usado para substituir as outras composições em caso de parada para manutenção." 

Alguém sabe onde fica esta tal estação São Pedro? Em todas as divulgações do governo do estado esta estação é citada, mas ela NÃO EXISTE! Até os órgãos de imprensa divulgam e ninguém questiona! Incrível!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vem aí o Juazeiro Gran Residence


Recebemos hoje pelos correios o folheto acima da WR. Trata-se do lançamento de novo edifício: Juazeiro Gran Residence.

Texto na íntegra:

"A gente tem um bom motivo para entrar na sua casa: falar do seu novo lar.
O lugar perfeito que você esperava para viver, com muito conforto e em um empreendimento da WR Engenharia está bem perto de você. O lançamento do Juazeiro Gran Residence está chegando. Então prepare-se. Você não vai querer perder a oportunidade de conhecer seu novo lar."

Este se somará a vários edifícios altos em contrução: Mansão Cariri, Mirante do Cariri, Central Park comercial e residencial, Maria Gorette, Hotel Bristol, Empresarial Atenas e Kariris Home Service.

Entrega dos títulos do concurso do Crato é até amanhã!


Atenção candidatos do concurso da prefeitura de Crato, a entrega dos títulos começou ontem e vai até amanhã! Local: antiga estação do trem. Horário: 09:00h às 13:00h.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Outdoor anuncia flat Bristol

Conforme anunciado em outros sites, como o Juametro, está para chegar em Juazeiro a rede Bristol. Flagramos vários outdoors espalhados na Lagoa Seca anunciando o novo empreendimento. Quando a localização for revelada, providenciaremos as fotos do canteiro de obras.


Informaçãos do site do grupo:

238 apartamentos, infraestrutura para convenções e business Center. Inauguração em 2015.

Fonye: www.bristolhoteis.com.br

Quem investe e se organiza colhe bons frutos

Um total de 20 empresas estão em negociação com o Governo do Estado para poderem se instalar no Ceará ao longo de 2012, somando um investimento total da ordem de R$ 13 bilhões, quando estiverem completamente construídas. Os empreendimentos ainda não estão confirmados, mas seus projetos serão submetidos ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin), em sua próxima reunião, para aprovação.

De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), o Cedin poderá, ou não, aprovar o Protocolo de Intenção dos empreendedores. Caso aprovado, o documento garante às empresas os incentivos fiscais determinados no Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), que, entre suas regras, garante maior desoneração de impostos a indústrias que se localizarem mais distante da Região Metropolitana de Fortaleza. Os nomes das empresas interessadas no Estado não pode, segundo a Adece, ser revelado ainda pelo fato de elas pertencerem a companhias de capital aberto ou por questões estratégicas.

Setores

As áreas de atuação dos investidores são bastante variadas, envolvendo eólicas, termelétrica, embalagens, material de construção, confecções, calçados, bens de consumo e alimentos, mineração, veículos, centrais de distribuição, plásticos, fibras, químicas, saúde, saneamento e tecnologia da informação.

Neste último segmento, inclusive, já chegou a ser divulgado pelo presidente da Adece, Roberto Smith, o interesse de um grupo estrangeiro na instalação de um centro de processamento de dados na região da Praia do Futuro. O empreendimento estaria orçado em R$ 1 bilhão, e integraria a comunicação da América, África e Europa partindo daqui.

Empregos

No ano passado, o Ceará recebeu um volume de investimentos da iniciativa privada de R$ 102,4 milhões, contando aqui somente os valores relativos às empresas que já se instalaram no Estado em 2011.

Estes novos empreendimentos geraram 9.629 postos de trabalho. Já para este ano, prevê-se a criação, inicialmente, de 2 mil novos postos somente nas empresas que deverão iniciar a produção ainda este ano.

Apesar de o FDI garantir maiores incentivos fiscais para empresas que se instalarem em regiões mais distante da Capital, a maior parte dos investidores que se instalaram, que estão em processo de instalação ou que ainda vão se implantar pleiteiam localizações na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Aquiraz, e Eusébio. Além destes, os municípios de Sobral, Iguatu, Itapajé e Jaguaribe também estão sendo visados. Os protocolos de intenção de empreendimentos, quando aprovados, têm prazo de vigência de até dois anos, segundo informou a Adece.

Empregos2 mil é o número de vagas previstas, inicialmente, somente nas empresas que deverão iniciar a produção ainda neste ano

Montadora firma parceria amanhãCom um investimento estimado em mais de R$ 200 milhões, a montadora de veículos TAC Motors firmará, amanhã (15) parceria com Governo do Estado para instalação de um parque fabril no Ceará. A nova unidade da empresa catarinense será montada no município de Sobral e prevê a geração de 500 empregos diretos e 700 indiretos.

A fábrica será construída com uma expectativa de aumento gradativo na produção, até chegar à meta de três mil carros ao ano. No evento, a empresa apresentará o primeiro lançamento da TAC para 2012, a versão final do seu modelo de veículo especial de inteligência, vigilância e reconhecimento, denominado Stark IRV, que será produzido no Estado.

O jipe possui, segundo a empresa, alta tecnologia embarcada, tendo sido desenvolvido em parceria com a empresa israelense IAI Elta, líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas de defesa.

"O veículo foi projetado como uma ferramenta de inteligência para apoiar a ação tática forças policiais e militares em atividades contra o narcotráfico, contrabando de armas, monitoramento de fronteiras, segurança de massas e outras necessidades de segurança interna", informou a assessoria de imprensa da TAC.

"Em 2012, com o parque fabril no Ceará, a plataforma do Stark ainda será explorada para o lançamento de vários outros modelos visando nichos de consumidores que necessitam ou valorizam as características fora-de-estrada do veículo", adiantou a empresa.

Local escolhido

Em abril do ano passado, o Diário do Nordeste havia adiantado o interesse da empresa em instalar-se no Ceará. Na época, a diretoria estava à procura do melhor sítio para localizar a planta. A escolha por Sobral, segundo a empresa, "ocorreu por conta da proximidade com os maiores consumidores, que são as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste".

"A cidade está perto da Capital cearense e é um dos maiores IDH do nordeste. Além disso, passou por um forte processo de investimentos em infraestrutura e educação e é apontada como uma das cidades que mais crescem no Ceará", aponta.

A TAC Motors volta sua produção a veículos especiais para nichos do mercado automotivo, como o off-road.

A montadora nasceu em 2001 a partir da criação de um veículo-conceito apresentado no Programa Automotivo Catarinense, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O primeiro protótipo foi apresentado ai público em 2004 e, para desenvolver um veículo comercial através deste protótipo, um grupo de empreendedores se uniu pra criar a empresa. (SS).

Fonte: Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1105152

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Resgatando projetos para Juazeiro do Norte

Publicamos com sucesso a postagem "Discutindo projetos já apresentados para Juazeiro do Norte". Nela nos lembramos de 03 projetos do então candidato Manoel Salviano nas últimas eleições para prefeito: Viaduto do Triângulo, duplicação da Av. Virgílio Távora e estacionamento subterrâneo da Praça Pe. Cícero.

Foram muitos comentários dos leitores. Mas o blog Juanews lembrou muito bem que até hoje o que se faz mais em Juazeiro é discutir, discutir e nada de executar. Concordamos. E justamente por serem inúmeros projetos, a maioria cai no esquecimento. Mas Juazeiro tem boa memória. Vamos então mudar o nome da série de postagens para "Resgatando projetos". Aí sim teremos mais cacife para cobrar de quem prometeu ou anunciou.

Vamos lembrar hoje de um tal viaduto anunciado pelo prefeito Santana, ele seria construído no cruzamento das avenidas Aílton Gomes e Carlos Cruz. A verba seria da deputada Gorete Pereira, inclusive na época o site da prefeitura assegurava que os recursos estavam mais do que certos. Vejam o projeto abaixo:


Infelizmente a história deste projeto já sabemos: foi engolido pelo anúncio de outras obras e caiu no esquecimento. De viaduto só se fala numa passagem envolvendo o Trem do Cariri já em construção em outro trecho. Seria uma bela obra. Pena que foi cancelada!

Imagens da Ceasa Cariri

Às vesperas do início de seu funcionamento, disponibilizamos algumas imagens da Ceasa Cariri, localizada na Av. Leão Sampaio, rodovia Juazeiro - Barbalha. Perto do local já foram colocadas placas indicativas e uma lombada eletrônica. Confiram as fotos:




domingo, 12 de fevereiro de 2012

Semáforos complementares da Av. Pe. Cícero sendo instalados

Flagramos agora à tarde os novos semáforos da Av. Pe. Cícero, mais precisamente no limite de Juazeiro com Crato e próximos à boate West Card. Confiram abaixo:

 Aqui próximo à boate em Crato.


Aqui no limite entre as duas cidades.

Reinvidicação principalmente dos cratenses, que tiveram todos os retornos fechados quando na ocasião da instalação dos primeiros semáforos. Agora ficam faltando os semáforos da Av. Leão Sampaio.

Centro do Crato, aperitivo para o Roteiro da Fé

Abaixo fotos da bonita obra de requalificação do Centro do Crato. Exemplo de como devem ser os espaços públicos, todos com cores neutras sem exaltar partido ou qualquer entidade:





 Boemia cratense.


E a obra continua na Praça da Sé.

Leitor faz apelo contra esgotos!

 Esgoto caindo do céu em pleno Centro.


 
 O nosso leitor Luiz Henrique Barbara dos Santos nos enviou as fotos e o apelo:
 Esgoto de prédio caindo na rua em pleno Centro da cidade.
 Quem passa na calçado corre o risco de tomar um banho de esgoto.
 Solicito ao setor competente uma providência. 
 
Nota: Publicamos não como denúncia, mas sim pelo fato inusitado.

As distâncias diminuíram!

 Crato a apenas 03km da Praça Feijó de Sá!

Trafegando agora pela manhã na Av. Pe. Cícero percebi uma curiosa mudança nas placas: as distâncias diminuíram oficialmente! Para Crato, por exemplo, antes tínhamos 10 km, agora apenas 03km! E para Barbalha, antes eram 11km, agora são 06km! Tornou-se oficial o que todos já sabiam: com a conurbação, quase não se sabe onde começam ou terminam Juazeiro - Crato - Barbalha.


Barbalha agora a apenas 06km.

Fica a curiosidade para sabermos em que local serão instalados os prometidos portais da cidade. Colocá-los perto da Praça Feijó de Sá não corresponderá à entrada de Juazeiro. É mais correto colocá-los próximos aos limites com Crato e Barbalha, respectivamente. Em Pernambuco, por exemplo, o portal de Jaboatão dos Guararapes é mesmo no limite com Recife, pois não há mais separação, bem parecido com nossa situação.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Discutindo projetos já apresentados para Juazeiro do Norte

Em meio à avalanche de denúncias e acusações que marcam a pré-campanha eleitoral, o blog Cidade Juá fará diferente. Proponho aos leitores a discussão de projetos já apresentados por políticos em outras eleições, mas que não foram levados adiante.

Nesta postagem vou começar com 03 projetos do então candidato Salviano nas últimas eleições para prefeito. Na época, embora alguns pareciam loucura, outros eram até interessantes, mas pelo histórico recente do candidato de deixar inúmeras obras inacabadas pela cidade, acabei não sendo convencido.

1) Construção de viaduto na Praça Feijó de Sá: Na época parecia obra de vanguarda, e com poucos anos depois, pelo menos na minha opinião, já é algo imprescindível. A rotatória não suporta mais o trânsito do local, e a situação só tende a piorar, o número de veículos aumenta assustadoramente e muitas obras estão sendo feitas no bairro, como a expansão do Cariri Shopping e edifícios do Central Park, o que aumentará ainda mais o fluxo. De vez em quando flagro também acidentes envolvendo os ônibus oriundos da rodoviária.

Sei que os espaços para a construção do viaduto estão diminuindo, porque todos os terrenos em volta estão sendo ocupados. Mas os engenheiros devem saber encontrar uma solução. Pelo menos em Recife, viadutos surgiam em lugares que eu achava impossíveis de serem construídos, devido ao pequeno espaço. 

Este projeto eu defendo como uma das maiores prioridades para Juazeiro.

2) Duplicação da Av. Virgílio Távora: Outro projeto importantíssimo, mas que na época não acreditei na sua execução. Motivo: eles prometem na campanha, só que depois começa a velha história de depender dos recursos federais ou de emendas de deputados. Aliás, parece que deputado agora é só decoração, a história atual é incluir no PAC!

É uma obra caríssima, ainda mais pelas indenizações. Contudo, se ninguém ousar, ficaremos sempre na mesma, só assistindo ao caos da cidade aumentar.

3) Estacionamento subterrâneo da Praça Pe. Cícero: Este projeto eu considerei totalmente louco. Seria uma reforma extrema do local mais tradicional da cidade. Mas pelo contexto atual pode ser analisado com mais cautela. Seria seguro? Tenho medo da obra parar por falta de verba e nossa praça literalmente desabar!

Lembro que em Recife tentaram construir um estacionamento na Joana Bezerra mas terminou não vingando. Só que a situação por aqui é diferente. A praça está bem no centro do problema da falta de vagas para estacionar. É outra obra bem ousada! E já ouvi até o prefeito Santana também ter pretensão de executar.

E então leitores? O que acham dos projetos? Lembram de outros? Pode ser de qualquer candidato. Aqui não temos preferência por ninguém, só pelo Juazeiro!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cidade Juá agora tem domínio registrado!

Como uma forma de evolução do seu blog de Juazeiro, o Cidade Juá agora tem seu domínio registrado: www.cidadejua.com

Aconselhamos os leitores acessarem o blog com este novo endereço.

Por que não produzimos nossas próprias frutas e legumes?

 Verdes terras do Cariri pouco aproveitadas.

A nossa região do Cariri é atualmente abastecida pelos estados vizinhos, principalmente pelas cidades de Petrolina e Juazeiro BA, em relação aos produtos agrícolas, que agora serão comercializados na Ceasa. Mas por que nós mesmos não produzimos frutas e legumes? Vivemos numa terra seca e árida? Claro que não! Nossas paisagens fazem inveja em relação a qualquer região do Nordeste. Nossas terras possuem um solo muito bom, algo já afirmado pelo próprio governador em entrevista, e água não é problema. Teremos até o reforço da Transposição do Rio São Francisco. Até um curso de agronomia nós temos disponível. Mas a agricultura propriamente dita não deslancha, pelo contrário, atrofia. Um exemplo claro é a cultura canavieira, apesar do mundo inteiro estar investindo em novas fontes de combustível.

Se produzíssemos do mesmo modo de Petrolina, poderíamos até exportar via Aeroporto do Cariri ou Transnordestina-Pecém. O que está faltando?

Flagras do Cidade Juá em fevereiro de 2012

Construções não são exclusivas dos bairros Lagoa Seca e Triângulo.  Abaixo mostramos o condomínio Alberto Morais na Av. Dr. Floro e um pequeno edifício na Rua São Jorge esquina com Sta. Luzia:

Entrada do condomínio na Dr. Floro, 100% vendido.

 Edifício da São Jorge.

Outra visão.

Fomos conferir o andamento das obras do Roteiro da Fé na praça dos Franciscanos, cujo início foi anunciado nesta terça-feira que passou. Mas infelizmente pouca coisa se vê, apenas o asfalto quebrado em alguns pontos:

Praça dos Franciscanos, por enquanto, quase nada do Roteiro da Fé.


Veja aqui algum assunto de seu interesse

Se não encontrou seu assunto acima, digite abaixo e clique em pesquisar

Postagens mais acessadas do mês