Uma cidade saudável e com boa qualidade da vida deve oferecer aos seus habitantes muitas áreas de lazer, como praças e parques. Neste quesito, Juazeiro deixa muito a desejar.
Podíamos ter um verdadeiro Ibirapuera ou Central Park. Estamos falando do Parque Ecológico das Timbaúbas. Seu projeto original contemplava desde a área atual que foi construída até a Av. Virgílio Távora. Seria um parque imenso, mas apenas 01 etapa foi feita e vez por outra as administrações esquecem de preservá-lo. Até a especulação imobiliária está invadindo áreas que seriam de proteção ambiental.
Sem muitas opções para a prática de cooper e exercícios físicos, a população recorreu às avenidas Aílton Gomes e Leão Sampaio e algumas praças. A prefeitura até implantou as academias populares, uma boa iniciativa, contudo, praças como a Feijó de Sá não oferecem as condições de seguranças apropriadas para seus usuários.
Recentemente surgiu a ideia da Cidade da Criança, seria no antigo Treze, depois passou para o bairro Salesianos e por fim esqueceram. Falam numas praças do PAC, mas daqui que comecem mesmo...
Deixaremos algumas sugestões:
1) Prosseguimento do projeto do Parque Ecológico das Timbaúbas;
2) Construção de parque na área do Luzeiro;
3) Reforma do calçadão na Av. Carlos Cruz, com melhor pista de cooper, quiosques, etc;
4) Construção de pista de cooper e ciclovia na Av. Aílton Gomes entre o Parque Ecológico e a Faculdade Leão Sampaio;
5) Programas de incentivo para a população utilizar os parques oferecendo também linhas de ônibus;
6) Programas de incentivo à ecologia e cidadania nas escolas municipais.