Placa informa construção de novo mercado em Juazeiro do Norte. |
O anúncio já tinha sido feito pelo twitter do prefeito de Juazeiro do Norte e a área já estava cercada. E hoje constatamos a existência de placas confirmando oficialmente que o terreno baldio entre a Rua Delmiro Gouveia e Rua Santa Clara, bem perto da igreja dos Salesianos, será mais um mercado público: é o Shopping São Benedito.
A julgar pelo projeto e localização, a ideia é excelente. Vai transformar um local perigoso e decadente em um espaço público de verdade. Um mercado ao lado de uma das igrejas que integram o Roteiro da Fé. Será uma opção de compras e lazer para os romeiros.
Mas infelizmente há um grande "porém": a empresa responsável para a construção é a mesma que coincidentemente adquiriu todas as concessões de equipamentos públicos em Juazeiro do Norte e administra desde a rodoviária até os mercados Sra. Santana e do Pirajá.
As obras do Pirajá se arrastam prejudicando os comerciantes. No Sra. Santana estão construindo um monstrengo na praça, fugindo totalmente do projeto original. Isso sem falar das polêmicas das doações e trocas de terrenos.
Veja também: Praça do Sra. santana parece um cortiço.
Será então um novo mercado ou mais confusão? Se construirem realmente, todos aplaudiremos. Particularmente, discordo da denominação "shopping". Juazeiro cresceu com seus MERCADOS PÚBLICOS. Hoje também já conta com seus sofisticados SHOPPINGS CENTERS, mas um é diferente do outro.
Vejam também: Mercado público ou shopping popular?
Área do futuro mercado São Benedito em Juazeiro do Norte. |
"Será ou seria" uma bela obra; digna até de elogios. Urbanizaria essa area próximo a Igreja do Salesianos. Espero que não seja confusão e sim um belo mercado. Mas logo a SR. Porque será que só essa empresa ganha licitações em Juazeiro? No mínimo muito estranho.
ResponderExcluirLeo, falando em obras da prefeitura, acabei de ver no site da prefeitura que finalmente o processo de licitação para construção do teleférico foi aberto. Pelo breve leitura que fiz deu a entender que vai ser por concessão: a empresa vencedora da licitação vai ter que construir e administrar, explorando economicamente o serviço.
ResponderExcluirSugestão de um leitor:
Dá uma olhadinha lá, você pode até fazer um artigo. É só acessar o site da prefeitura e clicar na parte de licitações que fica na parte inferior da página principal.
Obrigado pela sugestão, mas verifiquei e não encontrei. Vamos esperar sair a notícia na grande mídia, não é? Aliás, de vez em quando sai notícias no site da prefeitura sobre obras, mas você deve saber que poucas se concretizam. Antigamente eu comentava as novidades de lá, mas depois desisti.
ExcluirSabemos que a máquina pública anda a passos lentos. No entanto, esperamos que de fato a obra venha a ser construída e finalizada.
ResponderExcluir