Foto Site Miséria. |
"Apresentado para a comunidade científica a única espécie de fóssil de
camarão encontrada no planeta. Como o nome científico de Kellnerius
jamacaruensis, em homenagem a um dos maiores nomes da Paleontologia
brasileira, a concreção foi divulgada oficialmente na manhã de ontem, na
sede do Geopark Araripe, na cidade do Crato, pelo coordenador da maior
escavação controlada do Nordeste, Álamo Feitosa, iniciada em agosto de
2011.
A solenidade contou com a presença da imprensa regional e estadual, além de pesquisadores, gestores da Urca e integrantes da pesquisa Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe.
O novo camarão carídea é da formação Romualdo, da Bacia Sedimentar do Araripe, de onde já foram retirados inúmeras pelas fossilizadas. O material foi encontrado entre mais de 1.300 peças fósseis, em 11 dias de prospecção, no distrito de Jamacaru, em Missão Velha. Esse trabalho fez parte da segunda escavação realizada dentro do projeto, na parte leste da bacia.
A primeira aconteceu em Araripe, à oeste. Nos próximos meses, após a temporada das chuvas, deverão ser iniciadas novas escavações, dessa vez na cidade de Campos Sales."
Nota: Certa vez, já faz algnus anos, estava no clube AABB de Barbalha e de repente chega um homem vendendo 02 fósseis. Fico imaginando a quantidade de riquezas que perdemos com a extração ilegal. A nossa história indo embora para os EUA, Europa...