O presidente da Federação das In dústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Proença de Macêdo, inaugura a Casa da Indústria do Cariri no próximo dia 5 de agosto, às 15h, no Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara, unidade do Serviço Nacionalde Aprendizagem Indust rial (SENAI/CE), no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Após esse primeiro ato, a partir das 16h, serão realizadas as solenidades de instalação do Polo Regional de Inovação Industria l do Cariri e de posse da Diretoria
do Sindindústria – Quadriênio 2014-2018, no Iu-á Hotel. Na ocasião,
também será assinado o Pacto pela Inovação e Desenvolvimento Econômico da Região do Cariri e apresentados os dados e resultados da publicação do Projeto Setores Portadores deFuturo.
O diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, estará presente às cerimônias. Por meio do Instituto de Desenvolvimento I ndustrial do Ceará (INDI), o polo chega para desenvolver a indústria local daquela região, contribuindo para uma maior integração das cadeias produtivas e possibilitando o estímulo à inovação, aumento da competitividade e participação em editais de interesse desses segmentos envolvidos. Somam-se aos esforços do Sistema FIEC no Cariri, por meio do trabalhodas demais instituições integrantes do Sistema FIEC: SENAI, SESI, IEL e FIRESO.
No Cariri, a iniciativa integra os municípios de Aurora,
Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Juazeiro
do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O polo faz
parte de umadas ações do Programa Uniempre, englobado pelo Programa IndústriaViva, que é um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas de promoção da competitividade.
Este é segundo dos sete polos previstos para instalação no interior do
estado. O primeiro foi implantado em outubro de 2013, na Região do Jaguaribe, por meio da Casa daIndústria, localizada em Limoeiro do Norte.
Para Carlos Matos, o polo é uma integração da Casa da Indústri acom toda a estrutura do Sistema FIEC, representando esforço para o desenvolvimento da região, focado no desenvolvimento do Cariri: “Vamos também catalisar os esforços das prefeituras, das ações do governo do estado junto com o governo federal, interagindo com a iniciativa privada, visando à geração de trabalho e emprego”.
Matos explica que já é possível verificar quais os setores emergentes que precisam de apoio
para crescer na região. “O setor metalmecânico cresce bem lá. Se
apoiado, crescerá mais. As empresas que fazem joias semipreciosas, que
têm crescido bem, com mais de cem
funcionários e formalizadas. Não podemos esquecer que o Cariri é o
segundo polo turístico cearense. Recebe quase dois milhões de pessoas por ano. É um potencial que pode ser transformado em riqueza para região”, diz.
Polo Inovação
O Polo de Inovação do Cariri é concebido para desenvolver aindústria local,
contribuindo para uma maior integração dos setores produtivos do
segmento, possibilitando o estímulo à inovação por meio deatividades como a participação em editais de inovação em projetos deinvestimento de interesse desses segmentos envolvidos. O Polo Regionalde Inovação Industrial se faz presente no interior cearense por meioda Casa da Indústria do Sistema FIEC.