Imagem ilustrativa |
Carros, vans, caminhões, motos. Essa é a realidade do complicado trânsito de Juazeiro do Norte, com suas ruas estreitas no Centro e falta de grandes avenidas que facilitem o escoamento do tráfego. Uma boa alternativa para enfrentar o inchaço dos carros e ainda promover a saúde seria a implantação de ciclovias.
Mas a falta de planejamento e a incapacidade dos prefeitos em governar a cidade faz com que tudo vire apenas utopia. Contudo, há a construção de um pequeno trecho de ciclovia na Av. Virgílio Távora bem próximo ao aeroporto, como também se promete para o Anel Viário entre a saída para Caririaçu e o limite com Crato.
E falando em Crato, é lá onde surgiu o primeiro defensor público das ciclovias. trata-se do vereador Thiago Esmeraldo, cujas ações já resultaram em lei municipal obrigando a adaptação das ruas para o uso das bicicletas. O vereador também luta pela implantação de ciclovias nas avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio, ligando as três cidades.
Que tal os vereadores de Juazeiro do Norte e Barbalha compartilharem desta iniciativa? Pelo menos os de Juazeiro, eu não sei não...
Oi Paulo, Ótimo post!
ResponderExcluirHábitos saudáveis proporcionam uma cidade saudável. É uma luta que deve ser colocada como prioridade em toda cidade. Aqui em Recife existe um projeto de ciclofaixas aos domingos. Várias ruas são sinalizadas com cones para fazer a segurança dos ciclistas, aproximadamente 34KM cortando toda a cidade. O ideal era que isso fosse todos os dias, assim teríamos uma cidade melhor. Juazeiro precisa urgentemente de um plano de mobilidade.