Imagem ilustrativa |
Desde a minha infância nos anos 80 que escuto falar da implantação do teleférico ligando a Igreja (hoje Basílica) Nossa Senhora das Dores até a estátua do Pe. Cícero no Horto.
Coincidentemente a história sempre surgia perto de alguma eleição, apareciam os favoráveis e os contrários ao projeto. Depois pela incapacidade dos prefeitos em desenvolverem obras ousadas, o assunto sempre morria na praia (ou seria nos cabos de sustentação?!).
Agora mais uma vez ele volta à tona, mas seu idealizador é o governador do Ceará Camilo Santana. Pelas suas ações iniciais em favor de Juazeiro do Norte e de todo o Cariri, pode-se acreditar na possível realização.
O teleférico ou bondinho é sempre uma grande atração turística onde é instalado. No caso de Juazeiro do Norte, irá proporcionar uma nova estrutura urbana principalmente na área do abandonado Luzeiro do Sertão.
Mas o teleférico do Pe. Cícero não é unanimidade, pois alguns acreditam na possível interferência no ambiente sagrado que é o Horto, pois a subida a pé dos romeiros constitui um dos mais importantes rituais.
E você, é a favor ou contra o teleférico?
Todo instrumento voltado para o turismo tem suas potencialidades. A ideia é louvável. E afirmar que o teleférico irá interferir no fluxo de pessoas que sobem a pé é fato. No entanto, temos que ver que esse instrumento amplia as possibilidades para os turistas conhecerem o horto. Cada trajeto tem seu objeto e deve ser preservado.
ResponderExcluirAcredito que não há motivo para ser contra. Como o Carlos falou "todo instrumento voltado para o turismo tem suas potencialidades", e Juazeiro é essencialmente uma cidade turística. São as romarias o grande propulsor da nossa economia. O comércio, a rede hoteleira, os restaurantes e tantos outros setores tem no romeiro uma âncora. Se ele é tão importante assim, porque investimentos que os traga benefícios não seriam bem-vindos? Que venha não só o teleférico como todas as outras obras "ousadas" que a cidade carece.
ResponderExcluir