Serra da Capivara, patrimônio da humanidade |
Neste Carnaval estivemos na Serra da Capivara, no sertão do Piauí. Distante cerca de 10 horas de nosso Cariri, toda a viagem é recompensada pelas riquezas naturais e pela sensação de participar ao vivo da história da humanidade.
A cidade é São Raimundo Nonato. Possui aeroporto, mas por enquanto apenas com voos pelo estado do Piauí. Conta com alguns hotéis e pousadas. As ruas lembram um pouco Juazeiro, cheias de depressões nos cruzamentos, e feitas sem planejamento com o crescimento da cidade. Tem relativo comércio e os principais estabelecimentos bancários.
A grande atração sem dúvida são os sítios arqueológicos da Serra da Capivara, como a Pedra Furada e a Toca do Inferno. Neles podemos observar as pinturas dos primeiros habitantes humanos da América! Sim! Estudos recentes liderados por franceses confirmaram a teoria de pesquisadores brasileiros que contrariava a certeza dos primeiros homens terem chegado ao continente americano pelo estreito de Bering. As pinturas retratam desde cenas de luta até os animais da época. Somando à atividade humana, belíssima paisagem formada pelas rochas.
Criança enterrada em urna feita de cerâmica |
Ao lado da cidade também se encontra o Museu do Homem Americano, com várias peças arqueológicas em exposição, desde ferramentas até fósseis de seres humanos. Complementando, há atrações interativas, como uma escavação virtual.
Escavação virtual no Museu do Homem Americano. |